6 Filmes para assistir em família: cinema em casa!

6 Filmes clássicos para assistir em família: Cinema em casa!

Existem diversas opções de entretenimento disponíveis com facilidade atualmente. A arte para muitos pode ser uma fuga, mas ela é a porta de entrada para um outro mundo, seja na música, pintura, dança ou nos filmes. É bem verdade que a arte está sempre revigorando as pessoas. Por valorizarmos esses momentos e essas obras, selecionamos 6 filmes para assistir em família e vocês poderem curtirem juntos se sentindo em um cinema.

Cada pessoa tem interpretações diferentes a partir de um filme, e isso é o que torna a arte ainda mais emocionante, oferecendo infinitas possibilidades de explorar cada composição. Nos filmes que vamos indicar, sua família pode comentar sobre os pontos que mais chamaram atenção e as as crianças podem refletir lições importantes!

Além de auxiliar no desenvolvimento infantil, assistir um bom filme em família ainda aproxima mais o diálogo e a comunicação intrafamiliar que é muito importante para a linguagem e o emocional, já que vários filmes abordam situações que podem acontecer no cotidiano. Então, bora se divertir enquanto aprende com essa lista de filmes incríveis!

1- A Fantástica Fábrica de Chocolate

Gênero: Infantil / Fantasia

Disponível em: Telecine, Prime Video

Essa obra, assim como o nome, é fantástica! Roald Dahl escreveu o livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e em 1971, inspirado no livro, Mel Stuart dirigiu a primeira adaptação da obra em audiovisual, que é um sucesso até hoje. Em 2005, Tim Burton dirigiu o remake que também é de tirar o fôlego com a qualidade da produção.

O primeiro é um musical em que algumas crianças encontram o bilhete premiado do chocolate vendido pela fábrica e a visitam, já o segundo, com a mesma história do bilhete premiado conta com apresentações musicais que são realizadas pelos Umpa-Lumpas – anões que trabalham na Fábrica.

Ambos os filmes contam com histórias profundas que abordam diversos temas. No primeiro a história de Charlie é mais destacada, enquanto na versão de 2005 exploram mais a vida de Willy Wonka (Johnny Depp).

2- Os serviços de entrega da Kiki

Gênero: Animação, Anime, Comédia, Drama, Fantasia e Aventura

Disponível em:“> Netflix

O filme de 1989 é atemporal, produzido pelos estúdios Ghibli e dirigido por Hayao Miyazaki tem um enredo cativante que acolhe o público do início ao fim. Conta a história de uma menina, a Kiki, que é uma bruxinha e precisa encontrar um novo lugar para morar.

Levando sua vassoura e seu gato Jiji, Kiki sai em busca de sua nova morada passando por diversas aventuras. Com a ajuda de um casal acolhedor, ela consegue um emprego e um espaço para ficar, enquanto realiza entregas de pães pela cidade que ela sempre sonhou em morar!

O filme é baseado em um livro de 1985 e se tornou uma das produções de maior sucesso dos estúdios Ghibli. Kiki é querida por todos e encanta cada espectador. Assista a esse filme em família e desfrute da mágica viagem de Kiki sobre os céus com a vassoura e o gatinho Jiji, enquanto descobre sua emancipação e as responsabilidades do cotidiano.

3- Shrek

Gênero: Animação, Comédia, Fantasia, Aventura

Disponível em: Telecine, “>Netflix, Globoplay, AppleTv

É difícil conhecer alguém que não conheça Shrek ou que não tenha assistido várias vezes essa obra da DreamWorks Pictures, uma das maiores produtoras cinematográficas dos Estados Unidos. O primeiro filme do universo de Shrek revolucionou os contos de fadas!

O filme foi dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson conta a história de Shrek que é um ogro que vive no pântano e resgata uma princesa de uma torre sombria, na qual também vivia um dragão que a protegia. Com isso, Shrek, o Burro e Fiona – a princesa, vivem altas aventuras com várias críticas sociais são abordadas ao decorrer da obra, o que pode render diversas interações com as crianças.

Usando a paródia dos contos de fadas, o enredo se desenvolve misturando a relação entre Shrek, Fiona e os desafios dessa união, enquanto a comédia é focada nessa sátira entre a expectativa do público e o anti-heroísmo de Shrek. Com certeza uma produção que não pode ficar de fora de sua lista. Hoje Shrek já conta com 4 produções que dão continuidade na história.

4- Madagascar

Gênero: Animação, Comédia e Aventura

Disponível em: Netflix, Telecine

Mais uma produção da DreamWorks, Madagascar foi dirigido por Eric Darnell e Tom McGrath. A história começa no Central Park, em que 4 animais que passaram a vida toda em cativeiro, tentam fugir e acabam tendo que sair do zoológico para buscarem Marty que fugiu antes.

Depois acabam chegando na ilha de Madagascar, um país que fica na costa sudeste da África, e lá eles precisam aprender como viver na selva, enfrentando diversas aventuras, esse filme é uma ótima opção para aprender importantes lições de amizade, trabalho em equipe e coragem!

5- Matilda

Gênero: Comédia, Fantasia

Disponível em: “>Netflix

Matilda marcou praticamente toda a geração Z, que nasceu depois de 1990. O filme foi lançado em 1996 com direção de Danny DeVito conta a história de uma menina de 6 anos que vive uma vida meio conturbada com sua família que ignora tudo que ela faz.

Começando a estudar em uma nova escola, Matilda precisa enfrentar problemas com a diretora controladora e sua família que não estimula em seu aprendizado, entretanto o contato com os colegas e a professora, Matilda começa a descobrir que tem poderes e o jogo muda completamente.

Esse filme é muito importante para os pequenos entenderem que acontecerão momentos desafiadores na vida, entretanto há métodos de superá-los e conseguir dar a volta por cima.

6- A Era do Gelo

Gênero: Comédia, Animação

Disponível em: “>Disney +

A Era do Gelo tem a direção de Chris Wedge e do brasileiro Carlos Saldanha, e foi lançado em 2002. Conta a história de uma época muito diferente da atual, onde ainda existiam os mamutes. O filme aborda temas complexos como o aquecimento global, entre outras críticas sociais de extinção. A era do Gelo é uma experiência incrível para todos que assistem e consegue discutir cada assunto de forma divertida e didática.

Vivendo a vida no gelo, os personagens, que são animais, ajudam um menino esquimó a encontrar sua família. O filme é uma ótima opção para quem quer passar um tempo com os filhos e procura uma produção leve e reflexiva.

Divirta-se em casa!

Agora que você conheceu alguns desses nomes de nossa lista, ficará ainda mais fácil transformar sua casa em um cinema e para deixar essa experiência ainda melhor, recomendamos fechar a sala com uma cortina escura e fazer uma pipoca com manteiga.

Prepare o sofá ou cadeiras com almofadas para todos ficarem confortáveis, aumente o som ao máximo e aproveite em família essa atividade que é válida e emocionante para todas as idades! Continue nos acompanhando que sempre estamos atualizando com dicas importantes, até a próxima!

Deixe um comentário