Desenhos fáceis: aprenda a aguçar a imaginação do seu pequeno!

Estimular o lado criativo da criança por meio de desenhos fáceis é abrir as portas da sua imaginação para um mundo totalmente novo. Ela irá inventar e recriar os mais distintos cenários que vivem dentro da sua cabeça fértil. Um novo animal pode surgir, uma cena diferente, uma pessoa totalmente fora do comum… Para a criança, não há limites!

Mas se engana quem acha que esse processo é algo difícil de fazer acontecer, que precisam ser desenhos elaborados ou fazer uso dos materiais mais caros. Nada disso! Apenas basta ter paciência e entrar na brincadeira junto com o seu pequeno. Escolha materiais diferentes, como tintas, giz de cera, entre outros, que saiam do tradicional, e façam a imaginação dele fluir ainda mais.

Braço e uma criança pintando com giz de cera de tres cores
A baby drawing with an orange crayon on the paper

Mas vamos combinar algo, não adianta deixar a criança desenhando sozinha também, que tal entrar na brincadeira juntinho a ela e passar um tempinho gostoso com quem mais amamos? Nós da Brincando com Papelão vamos te mostrar uma lista de desenhos fáceis que você poderá recriar junto ao seu filho e passar uma tarde incrível!

Depois das dicas te diremos a importância de todo esse processo – não é atoa que ele é recomendado pelos mais diversos pedagogos do mundo. Ele é essencial para a criação e estimulação da coordenação motora fina.

Confira nossas dicas e fique até o final para entender o conceito da coordenação motora fina e por que ela é tão essencial para estimular os movimentos de pinça (os mesmos que usamos para aprender a escrever).

Façam desenhos fáceis e descomplicados!

Para estimular o seu filho a começar a desenhar e soltar a sua imaginação, não há necessidade de saber desenhar. Você sabia que pode criar formatos bem interessantes apenas usando o molde da mão? Isso mesmo, confira!

1. Use as mãos para criar as silhuetas dos animais!

O vídeo que iremos mostrar é um compilado de vários animais que você pode criar junto com o seu pequeno a partir das silhuetas das mãos. Por exemplo, o primeiro a aparecer é uma zebra. Apenas basta colocar a mão da criança no papel com os dedos juntinhos e o polegar para fora. Contorne o desenho e ambos podem criar uma zebra linda!

mesa com vários papéis de dobradura, recortes e pintura infantil

Esse tipo de desenho é extremamente fácil, mas requer muita criatividade de ambas partes, e é essa a melhor parte. Vocês podem criar várias silhuetas mexendo os dedos e apoiando a mão no papel. O que determina o animal é o jeito que vocês irão pintá-lo.

2. Siga tutoriais no Youtube ou passo a passo

Tanto no site do Youtube quanto no Google, você pode achar milhares de tutoriais perfeitos e super fáceis para serem seguidos. Bem básicos para todo tipo de idade! Inclusive, para tornar a experiência ainda mais legal, vocês podem apostar em quem termina mais rápido o desenho e dar um prêmio pequeno ao vencedor!

3. Use personagens que a criança adore!

Pode acontecer de o seu pequeno não estar em um dia tão bom assim e fazer essa atividade pode animá-lo! Escolha personagens populares como as princesas ou super heróis. Há vários tutoriais de desenhos fáceis que podem ser seguidos sem nenhum problema. Temos certeza que a criança irá a amar!

4. Use tintas e se lambuze!

Desenhos são desenhos e podem ser feitos com diferentes tipos de materiais, portanto, aproveite! E criança é criança, quer algo mais gostoso do que criar desenhos bem simples usando apenas as pontas dos dedos? Temos certeza que seu pequeno irá adorar essa experiência. Aposte em kits que vem com tinta guache e um rolinho de pintura, a diversão garantida!

Criança de camiseta branca sentada em um chão branco, segurando lás de core nas mãos
The child draws a pattern on his foot with a brush. A funny drawing with bright colors on the body.

Porque é tão importante estimular logo cedo a coordenação motora fina?

Ao aprender a desenhar, a criança começa a traçar os seus primeiros signos. O desenho ajuda com que ela tenha a consciência de que, por meio dos traços corretos, ela consegue se comunicar e ser entendida. É de extrema importância ter prática no desenho: não desenhar bem, mas saber os movimentos, assim a noção na hora de aprender a desenhar as letras será muito mais aguçada.

Ao fazer esses pequenos movimentos, você o prepara para aprender a pegar no lápis, nos talheres na hora da refeição, em agulhas e a pegar objetos menores, como tampinhas de garrafa.

Dica: para desenvolver essa prática de uma maneira tranquila e gradual, comece oferecendo materiais grossos, como canetões e depois vá diminuindo até uma caneta ou lápis comum.

Porque desenvolver a criatividade da criança?

Estimular a criatividade infantil vai muito além de apenas deixá-la brincar com o seu brinquedo favorito. Ao desenhar, ela irá soltar toda a sua visão do mundo ali, no papel. Como ela imagina os pais, como ela imagina os animais, cenários diferentes, momentos diferentes, entre outros.

Podemos perceber se ela possui uma noção espacial do ambiente onde ela se encontra, como ela mesma se enxerga, entre outras práticas muito usadas por psicopedagogas na hora de analisarem a criança em uma consulta.

O importante é deixar a criança ser criança! Esperamos que tenha gostado de todas nossas dicas e que faça muitos desenhos fáceis com o seu pequeno. Saiba também 5 brincadeiras e atividades para crianças de 5 anos!

Até o próximo post!

Deixe um comentário