Atividades para crianças de 5 anos: brincadeiras saudáveis e divertidas!

A infância é uma das fases mais ricas de aprendizado, pois a criança tem uma nova descoberta e algo diferente a se fazer a cada dia. E que maneira melhor de aprender do que brincando, não é mesmo? A partir do momento que começa a criar mais consciência do seu redor, a criança precisa ser estimulada com brinquedos, sons e atividades diferentes.

Assim, conforme elas ficam mais velhas, podem evoluir nas brincadeiras, trabalhando aspectos como raciocínio, coordenação motora fina e grossa, espírito de competitividade e muitas outras coisas. Uma criança com mais de 4 anos, por exemplo, é capaz de criar um mundo imaginário incrível!

Com isso em mente, a Brincando com Papelão separou várias brincadeiras e atividades para crianças de 5 anos. Se você tem um pequeno ou uma pequena em casa, comece anotar ideias para brincarem juntos ou ensinar outras crianças também!

Brincar = aprendizado: opções de brincadeiras para criancinhas de 5 anos

Quando você era menor, com certeza, já ouviu de algum adulto que deveria apenas se preocupar em brincar, não é? Essa frase ou suas semelhantes não são nenhum pouco mentira, afinal o certo é que todas as crianças possam brincar livremente sem preocupações alheias, e isso não é apenas para ocupá-las, mas porque é no brincar que se aprende muitas coisas.

Brincando, uma criança trabalha o coletivo e a competitividade, melhora seus reflexos, adquire mais equilíbrio, melhora sua capacidade de raciocínio rápido, entre muitas outras coisas.

Se você trabalha com educação infantil ou gosta de manter uma rotina educativa em casa com seus filhos, pode selecionar atividades bem bacanas para fazer com uma ou mais crianças, que são adequadas para a idade e fase de aprendizagem. Alguns exemplos são super simples e podem ser feitos com coisas que todo mundo tem em casa. Confira quais:

1. Brincadeiras com prendedores

Pode parecer simples demais, mas esses acessórios usados para prender as roupas no varal chamam muito a atenção dos pequenos, tanto pelo formato quanto pela possibilidade de segurar algo ou uni-los em outros objetos. E se você não tem muitos em casa para gastar com isso, pode adquirir um pacotinho em qualquer loja de coisas para casa, são super baratos.

Para ficar mais interativo, você pode pintar e colocar adesivos ou formas de EVA, decorando todos. As brincadeiras podem ser de montar robôs, pontes ou qualquer outra figura que os pequenos imaginarem, além de serem mais educacionais, por exemplo, pegando um prato de plástico ou papelão e os separando por setores.

Imagine assim: divida o pratinho em uma pizza, com partes, em cada parte dividida, escreva um número ou adicione um símbolo ou cor, dessa forma, as crianças terão que prender os prendedores em suas respectivas divisórias, onde é azul, pregadores azuis, onde tem um coração, com prendedores com coração etc. Essa atividade para crianças de 5 anos é simples, mas trabalha muito bem a coordenação motora fina.

2. Vôlei com bexigas

As bexigas são itens que as crianças gostam muito, então por que não inseri-las nas brincadeiras, não é? Para isso, junte duas ou mais crianças, encha uma bexiga e dê a instrução: não deixe a bexiga cair no chão. As crianças têm que se esforçar para mantê-la no alto. Se tiver muitas crianças, pode aproveitar para colocar duas ou mais bexigas, com certeza vai fazer a alegria da garotada! Pode até separá-las em grupos, o campeão é o grupo que não deixar cair.

3. Encher a garrafa com água

Essa atividade é muito divertida, ideal para dias que estão com altas temperaturas já que ajuda a refrescar as crianças. A ideia é dividir as crianças em times diferentes, dois ou mais, e fazê-las formar filas. Assim, encha um balde com água, deixe uma buchinha dentro e coloque uma garrafa alguns metros à frente.

A brincadeira é: as crianças mergulham a bucha na água e pegam o máximo de líquido que conseguirem, depois devem correr até a garrafa e enchê-la com o que está na bucha. O time que deixar a garrafa cheia primeiro é o vencedor. Os pequenos correm, trabalham a mira e, o melhor de tudo, dão muitas risadas!

4. Desafio da massinha

Com a massinha é possível criar muitas atividades para crianças de 5 anos e elas podem fugir do padrão tradicional se você adicionar um desafio! Proponha o que elas devem esculpir, como um cachorro, um gato, uma flor, um passarinho e outros animais ou objetos, depois é só ver eles colocando a criatividade para funcionar! E para ficar ainda melhor, você pode fazer com que as crianças façam a própria brincadeira, as receitas de massinha de modelar são super fáceis!

5. Estátua

Simples, divertida e que não necessita de acessórios ou brinquedos, essa é a brincadeira de estátua! Você pode colocar uma musiquinha infantil e falar que, assim que a música parar, todos devem se transformar em estátua, sem piscar e sem se mexer! Tem até uma música da Xuxa super divertida que pode ser usada. É uma brincadeira que rende muitas risadas e que ajuda os pequenos a controlarem seus sentidos.

São opções simples, mas que as crianças se acabam de tanto rir e aprender. Como já foi citado, a infância é muito rica e estimulá-la com atividades é essencial.

Você conhecia essas brincadeiras para crianças de 5 anos? É claro que há muitas outras por aí, é só usar a imaginação, mas da para ter uma boa ideia do que fazer, certo? Temos muitos outros exemplos aqui no nosso blog, dê uma conferida! E para outros assuntos pertinentes à educação dos pequenos, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário