Uma festa de aniversário infantil não é difícil de fazer, precisa apenas de criatividade e conhecer o gosto da criança que, assim, é possível criar uma decoração incrível e super divertida. No entanto, com tanta temática diferente e itens decorativos diversos, fica mais difícil saber exatamente o que usar, como decorar, o que é essencial… Enfim, são muitas possibilidades.

Mas, hoje, o blog da Brincando com Papelão está aqui para dar dicas incríveis de decoração, organização e muito mais. Então, se o aniversário do seu filho ou filha está chegando e você não tem ideia de por onde começar, acompanhe essa leitura para saber mais. Papel e caneta na mão e vamos lá!

Dicas de decoração de aniversário para crianças

menina em aniversário segurando balão rosa e sorrindo

A decoração é o que ajuda a festa a ser um sucesso, divertida e a cara do aniversariante, por isso é preciso escolher os elementos certos. E não é difícil, sabia? São pequenas coisas super fáceis de encontrar que fazem uma diferença enorme no resultado final. Confira quais são:

Defina um tema

Primeiro, é preciso pensar em um tema para que toda a decoração se baseie nisso. Será do desenho favorito da criança? Um personagem que gosta muito? Algo mais delicado e infantil porque a criança é mais novinha? São muitas possibilidades. Será muito mais fácil decorar quando você souber qual a temática da festa.

Use balões

Uma festa de aniversário infantil sem balões é uma festa incompleta. Os balões são itens decorativos essenciais em um evento de aniversário, ainda mais de criança. Eles trazem mais beleza, diversão e personalidade para a decoração, além de serem ótimos para esconder pontas de murais e outras mínimas imperfeições que podem atrapalhar o cenário final. Aliás, as crianças adoram também, não se pode esquecer disso!

Coloque a mesa do aniversariante

A mesa do aniversariante também é essencial, é ali que o bolo ficará, os docinhos, enfeites de mesa e que ele ou ela se posicionará para tirar fotos. Então, para montá-la, coloque uma toalha bem bonita, de preferência que combine com o tema escolhido ou que seja mais neutra, depois é só dispor outros itens, como comidas e mais.

Crie um plano de fundo

O plano de fundo ou aquele painel temático são perfeitos para completar a decoração da festa de aniversário infantil. Você pode colocar em uma parede que tenha espaço e que seja fácil de fixar, normalmente superfícies lisas. É só colar com fita ou amarrar, caso tenha essa possibilidade, e depois centralizar a mesa do aniversariante na frente!

Disponha displays de mesa e de chão

Os displays são decorações super simples e que agregam muito no resultado final. Geralmente, são aqueles enfeites de personagens ou de elementos do tema que são colocados na mesa para completar a decoração, ou ficam no chão. Eles cumprem a mesma função dos vasinhos decorativos, ou seja, encher mais a decoração e criar harmonia entre os outros itens.

Dependendo do tema que você escolhe, é possível colocar outras mesinhas, bichinhos de pelúcia, flores e grama artificial, bandeirinhas, luzes penduradas… São muitas possibilidades, com o tema, você consegue visualizar exatamente o que precisa colocar.

Utilize brinquedos

crianças brincando em casinha de papelão na grama

Brinquedo nunca é demais, ainda mais quando se fala em festa de aniversário infantil, pois são eles que vão garantir a diversão dos pequenos durante o tempo que precisarem esperar para cantar parabéns, cortar o bolo e até depois. As melhores opções são aqueles que são interativos e que eles podem usar muito a imaginação.

As casinhas de papelão são um exemplo de brinquedo super interativo para se ter em uma festa infantil e para depois também. Com elas, as crianças podem brincar à vontade, sem correr risco de se machucarem e podendo usar a imaginação, criando suas narrativas.

Também há modelos de carrinhos, foguetes de papelão e muito mais, com tamanhos ideais para que os pequenos usem e interajam da melhor forma possível.

Além desses, há muitas possibilidades, como ursinhos, cavalinhos de brinquedo, bolas e outras opções para entreter a garotada antes e depois de cortar o bolo. Só não se esqueça de escolher opções adequadas para a idade para que eles não se machuquem ou estraguem os brinquedos.

Aliás, esses itens acima são os mais importantes para fazer a decoração de uma festinha infantil simples, ou seja: uma mesa para o bolo e outros itens, balões, displays de mesa e outros enfeites e um painel. Mesmo que seja apenas um bolinho para não passar em branco, ter esses elementos de decoração tornam o simples muito bonito.

4 opções de temas para festa de aniversário infantil: fofas e divertidas

crianças vestidas de super-heróis e super-heroínas

No primeiro item da lista de decorações para festa de aniversário infantil, citamos que é essencial definir um tema para que todo o resto se estruture e fique bonito. Mas qual tema usar? Isso pode ser um pouco mais difícil, afinal são muitas opções infantis, é até difícil escolher apenas uma logo de primeira. Alguns dos temas de aniversário infantil que estão na moda são:

1. Super-heróis

Os super-heróis ganham o coração dos meninos e, por vezes, das meninas também. Por isso, dar para eles uma festa do seu personagem heroico favorito é uma estratégia ideal. Como exemplos temos os heróis da Marvel (Vingadores, Homem Aranha, Homem de Ferro, Thor etc.), da DC Comics (Batman, Flash, Liga da Justiça, Super Homem, Mulher Maravilha etc.), personagens de desenhos infantis (PJ Masks, Lady Bug etc.) e muito mais!

2. Unicórnio

As meninas adoram esse animal místico e com razão, afinal é muito bonito e mágico! Por isso, fazer festa de unicórnio é uma coisa muito comum. Você pode comprar arquinhos de cabelo para que sua filha e as amiguinhas usem ou pode aproveitar e fazer uma festa do pijama infantil/aniversário e comprar pijamas e pantufas de unicórnio também!

3. Dinossauro

Os meninos, quando ficam maiorzinhos, começam a ter interesse por animais poderosos e ferozes e os dinossauros são alguns exemplos disso. Você pode fazer uma decoração a lá “Jurassic Park”, mais selvagem, com dinossauros bravos, ou algo mais delicado caso seu filho seja mais novinho.

4. Princesas

Que menina que nunca parou e falou para você que era uma das princesas da Disney? Ariel, Cinderela, Tiana, Aurora, Merida e muitas outras que fizeram a infância de muitos jovens adultos e continuam em alta para a nova geração de crianças. Por que, então, não fazer uma festa para sua filha com tema de todas as princesas ou da princesa favorita dela? Para ficar mais realista, pode colocar um castelo de papelão, fica super legal, combina com a decoração e as crianças podem brincar!

Além dessas, há festa de astronauta (com foguete, roupa espacial e tudo), fazendinha, da Galinha Pintadinha (muito usada de temas de aniversário de 1 ano, já que é um dos primeiros desenhos que os pequenos assistem), Mickey e Minnie Mouse, de bailarina, Pequeno Príncipe e muitas outras. Encontrar um tema não será difícil, o difícil será escolher qual a opção mais bonita e divertida!

Montar uma festa de aniversário infantil não é complicado, basta definir exatamente o que seu filho ou filha gosta e começar a planejar para que a data seja inesquecível. Aniversários são preciosos e, mesmo que seja uma festa infantil mais simples em casa, os pequenos, com certeza, terão muito carinho por essas memórias.

Se forem crianças maiores, você pode aprender como fazer uma festa do pijama e organizá-la como uma comemoração de aniversário. Também é super válido e as crianças vão adorar!

Para mais dicas de decoração infantil, listas de brincadeiras para fazer com os pequenos e mais, não deixe de acompanhar toda semana o nosso blog. Até a próxima!

Deixe um comentário