Festa do pijama: Guia Definitivo para fazer a das crianças!

Guia Definitivo para fazer uma festa do pijama incrível!

Que adulto, quando criança, nunca quis participar de uma festa do pijama, não é? Há alguns anos, essa prática não era tão comum, principalmente pelos costumes mais convencionais, o que dava pouca “liberdade” às crianças na grande maioria das vezes. Agora, com os filmes infantis e adolescentes, a prática de um grupo de amigos dormir na casa de outro se popularizou e, definitivamente, faz a alegria das crianças!

Muitas vezes, os pais têm preocupação de fazer algo perfeito para seus filhos e os amigos deles. Nesse sentido, surgem dúvidas sobre como fazer uma noite do pijama incrível, tais quais: como organizar? Quais comidas escolher? Quais atividades montar para que as crianças se divirtam? Entre muitas outras.

Por isso, montamos um Guia Definitivo para ajudar os pais a organizar tudo da melhor forma. Pegue o papel e a caneta, sua agenda e confira:

1. Escolha uma data

A escolha da data é um dos primeiros passos para poder realizar uma festa do pijama infantil, essa escolha deve ser feita junto com os outros responsáveis para que eles possam votar no dia mais adequado. Geralmente, esses eventos são realizados nas sextas e nos sábados, já que o intuito é que todas as crianças durmam em um só lugar, e em datas especiais, como um Dia das Crianças, por exemplo.

Assim, os responsáveis pela casa onde será o evento devem entrar em contato com os outros e deixar tudo agendado para que não haja imprevistos que não possam ser solucionados e para que todas as crianças possam ir – é claro. Além disso, esses outros pais precisam estar cientes da hora, do local e do término para que possam buscar seus filhos.

2. Faça uma lista do que precisa comprar

Depois de confirmado com os outros pais os dias e quais crianças realmente poderão comparecer, é hora de começar os preparativos, e que maneira mais fácil de fazer isso do que criando uma lista com os itens necessários? Essa lista será ótima para te guiar quando for ao supermercado, às lojas de decoração e outros locais que precisa passar para pegar algo.

Assim, ela deve conter as coisas mais essenciais:

  • Comidas e bebidas;
  • Itens decorativos;
  • Artigos para brincadeiras.

São coisas que fazem total diferença no resultado da festa. Organização nunca é demais, essa lista também pode ser aplicada para outras coisas, como os objetos necessários para organizar tudo e das brincadeiras.

3. Defina o tema

Existem diversos temas para festa do pijama, um mais divertido que o outro. Assim, juntamente com seus filhos, escolham qual será a temática para que as decorações e outras coisas sejam organizadas. Escolhendo, tudo vai ficar uma graça e bem divertido. Alguns exemplos são:

Temas de festa do pijama para menina:

  • Princesas;
  • Unicórnio;
  • Ursinhos;
  • Personagens favoritos;
  • Doces;
  • Spa de beleza;
  • Neon.

Temas de festa do pijama para menino:

  • Personagens favoritos dos desenhos;
  • Jogos favoritos;
  • Esportes;
  • Camping;
  • Selva.

Além desses, há muitos outros, e nada impede que uma festa para meninas tenha temas como os dos meninos e vice-versa. O importante é que as crianças gostem e fiquem animadas.

4. Envie os convites às crianças

Mesmo entrando em contato com os pais, as crianças também precisar ser convidadas para entrarem no clima da festa já, não é? Assim, você pode montar um convite elaborado para que seu filho ou filha entregue para os colegas na escola. Existem muitos modelos, mas o ideal é que tenha data, endereço e o que levar para a festa: pijama, máscara de dormir, uma muda de roupas, entre outras coisas, por exemplo.

O tema também deve estar explícito, tanto para deixar mais bonito o convite quanto para que os pequenos já tenham uma noção de como será tudo. Se preferir, também é possível criar um convite online para enviar aos convidados!

5. Decore o lugar

A decoração para a festa do pijama é uma das coisas principais do evento, ela deixa o ambiente muito mais bonito e preparado para receber a criançada. Assim, no dia da festa, acorde cedo e comece os preparativos no local escolhido para fazer tudo. Geralmente, elas são feitas na sala ou no quarto da criança que receberá todos.

Mas também, se houver um local legal na casa, como uma área gourmet fechada com televisão e bastante espaço, é totalmente possível organizar tudo ali, desde que as crianças sejam checadas de tempos em tempos.

Pendure as bandeiras, fitas, balões ou outros itens que escolheu, monte um painel e deixe a mesa no espaço mais adequado para deixar as comidinhas e guloseimas. Para organizar a mesa, você pode optar por bandejas, torres para doces, caixinhas de lembrancinhas, entre outras coisas. Deixe tudo com fácil acesso para que as crianças peguem livremente.

Também organize o espaço que elas vão dormir. Pegue vários colchões ou colchonetes, cobertores e edredons e muitas almofadas e travesseiros. Tudo deve ficar bem confortável para que os pequenos tenham um momento inesquecível. Você pode pegar lençóis para montar cabaninhas, ou alugar ou comprar modelos prontos. Com certeza, as crianças vão amar!

6. Prepare a mesa de comidas e bebidas

Como já dito, é importante separar um espaço em uma mesa para colocar todas as coisas, além disso, essa deve estar mais afastada das camas preparadas para que nada caia e suje. Há comidas que são super práticas e que as crianças amam:

  • Sanduíches;
  • Mini hambúrguer;
  • Salgados assados (esfirras, enroladinho de salsicha, cozinhas etc.):
  • Pão de queijo;
  • Pipoca;
  • Pizza;
  • Cachorro-quente.

E muitas outras que as crianças amam. Apenas se lembre de perguntar aos pais antes se alguém tem alergia a algum tipo de ingrediente para que não haja acidentes e se podem comer o que será servido. No caso das bebidas:

  • Sucos naturais ou de caixinha (laranja, melancia, maracujá, limão etc.);
  • Achocolatados;
  • Refrigerantes.

Para as bebidas, é interessante preparar um copinho ou garrafa para cada. Em diversas lojas, há modelos de garrafinhas, canecas e copos com canudo que vêm com tema ou que podem ser personalizadas. Quanto mais colorida e enfeitada a festa do pijama, mais as crianças gostam!

Agora, para as sobremesas, há muitas opções também, como:

  • Gelatinas coloridas;
  • Bala em goma;
  • Confetes;
  • Bolinhas de chocolate;
  • Bombons;
  • Pipoca doce;
  • Cake pops;
  • Pirulitos e balas;
  • Beijinho e brigadeiro.

Essas são só algumas opções, cá entre nós, são todas deliciosas, não é? As crianças vão se esbaldar com tanta coisa gostosa.

7. Organize as brincadeiras

Um dos momentos mais esperados da noite são as brincadeiras. As crianças podem, facilmente, escolherem sozinhas o que farão e se entreterem, mas ter uma lista com as possibilidades é muito mais legal, pois você pode dar sugestões do que eles podem fazer. Há opções que duram poucos minutos e outras que são mais longas, e é claro que acontece de não gostarem de alguma. Veja só algumas possibilidades:

  • Pega-pega;
  • Esconde-esconde;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Jogos de cartas;
  • Cabra-cega;
  • Mímica.

E muitas outras opções que podem variar entre festas do pijama de menino e de menina. Para conhecer mais profundamente e saber como fazer as brincadeiras para festa do pijama, temos um post exclusivo, você pode conferir depois!

8. Selecione alguns filmes

A parte do cinema também é bem esperada e, geralmente, é feita mais para o fim da noite, quando os pequenos se cansaram de tanto brincar e querem relaxar e comer mais coisas gostosas. Selecione opções que sejam divertidas e leves para garantir muitas risadas. Você pode perguntar para seu filho e filha alguns exemplos ou fazer com que eles conversem com seus colegas também. Com certeza, algum título pode combinar com o do outro.

9. Capture o momento!

É comum que os pais fiquem apreensivos quando seus filhos dormem em outros lugares, ainda mais quando é a primeira vez, então, você, como a pessoa adulta responsável por todos que estão na sua casa, tem o dever de manter os outros responsáveis informados e sanar dúvidas e preocupações que possam surgir ao longo da noite.

Uma boa ideia é montar um grupinho da festa do pijama para enviar ali todas as informações e fotos, atualizando os pais sobre o que os pequenos estão fazendo. Por isso, tire muitas fotografias, faça vídeos, instrua as crianças a mandarem áudios, entre outras coisas.

10. Selecione artigos extras para imprevistos

Com crianças a gente nunca sabe o que acontece, mesmo com supervisão e tudo organizado, afinal são pequenos ainda. Por isso, é preciso prevenir algumas eventualidades que podem deixar a festa menos divertida. Sendo assim, separe pijamas extras, vai que algum coleguinha esquece, não é? Mudas de roupas, roupas de cama, entre outros itens que podem fazer falta. Não é nada legal que todas as crianças tenham e outra se sinta mal por ter esquecido ou derrubado alguma comida ou bebida.

Kit de primeiros socorros também é bem-vindo, ok? Com a bagunça e correria, alguma criança pode cair ou se cortar em algo, então ter à mão curativos, remédios e outras coisas é essencial.

11. Prepare um bom café da manhã

O objetivo da festa do pijama é que as crianças durmam no local. Por isso, organizar o outro dia também é essencial. Deixe anotado o que vai preparar de café da manhã e, talvez, até o lanche da manhã e o almoço. Você pode usar algumas coisas que sobraram e preparar leite com chocolate para todos para que tenham uma ótima manhã.

Seguindo todas essas recomendações, a festa do pijama das crianças será incrível! Com certeza, será uma lembrança que elas guardarão com carinho, assim como você, afinal pais que gostam de ter a casa cheia ficam felizes com toda essa diversão também.

E aí, achou esse guia bem completo? Comente o que achou! E para conferir outros conteúdos como esse, assim como assuntos pertinentes à educação e criação das crianças, acompanhe nosso blog toda semana, ok? Sempre tem post novo! Até a próxima.

Deixe um comentário