Como fazer uma festa do pijama: comidas, decoração e mais!

Como fazer uma festa do pijama: dicas simples e divertidas!

Assim como numa festa de aniversário, saber como fazer uma festa do pijama é essencial para a noite se tornar inesquecível. E quem preferir pode até celebrar o aniversário numa festa do pijama, desde que tenha organizado com antecedência! As crianças adoram, é um momento de fortalecer laços e criar memórias especiais.

Aqui vamos trazer algumas dicas imprescindíveis para sua festa, seja ela grande ou pequena, para que ela seja divertida, tenha comidas práticas e gostosas e a criançada se divirta muito e com segurança!

Qual tipo de festa do pijama?

Existem vários tipos de festa do pijama para você curtir a noite com as pessoas que você tem proximidade. Podem ser as festas do pijama entre poucos amigos, que se resume em conversas longas, jogos, música e filmes. Também há as festas do pijama com vários amigos, essas já mais planejadas podem precisar de um tempo a mais para organizar, mas não são muito viáveis neste momento.

Analise o cômodo onde vai acontecer, pois todos precisam ficar confortáveis. É claro, existem várias formas de dormir e muitas crianças das que participam de festinha ficam perdidas no início pela diferença de costumes. Isso é bom para perceber o mundo, por isso quem estiver planejando a festa deve pensar na particularidade de cada um, sem exclusão.

Por exemplo, se uma das crianças só dorme com a luz acesa enquanto a outra prefere tudo bem escuro, tenha uma luz noturna reserva ou vendas para dormir bem divertidas, assim ninguém fica com medo nem perde o sono.

Quando for organizar o lugar, o indicado é que, se não tiverem camas o suficiente, espalhe os colchões em algum cômodo maior da casa e junte a galera toda. Mudar o ambiente também deixa tudo mais divertido!

Faça uma lista de convidados e atividades

Veja, junto com os pequenos, quem são os amiguinhos que eles pensam em chamar e comece a anotar os nomes – assim dá para contar se cabe todo mundo ou não e dá para controlar melhor a festa. Para convidá-los, faça algum convite online contendo o que cada um vai levar, um cronograma de como será a noite e o que pode acontecer.

Se você gosta de planejar a noite e que tudo saia como pensado, então é muito importante ter o cronograma para seguir ele. É super simples de fazer, até mesmo com um papel e caneta você já pode começar a anotar as melhores ideias. Quando as crianças chegarem, explique o cronograma e comece a diversão.

O que incluir no cronograma?

Não é obrigatório montar um cronograma, até porque uma festa do pijama é adequada para concordar com a opinião de todos presentes, que cada um tenha seu momento e se divirta igualmente.

Mas um cronograma pode facilitar as atividades e não deixar nenhum tempo vago, até porque não é sempre que as crianças passam tanto tempo juntas. Por isso existem algumas dicas do que fazer que podem deixar a noite ainda mais animada.

Aproveite as ideias de todos

Faça um grupo online em alguma rede social e comece a perguntar o que cada um gostaria que tivesse durante a noite. Se cada uma das pessoas propor alguma ideia, seja de brincadeiras até mesmo comida, fica mais fácil de selecionar e inclui-las no cronograma.

Reúna as melhores opções, faça uma votação do grupo e deixe programado para que todos fiquem cientes e aproveitem em conjunto suas atividades escolhidas.

Comidas para festa do pijama

Em uma festa do pijama não podem faltar comes e bebes, até porque os pequenos vão ficar horas acordados e a fome pode vir a qualquer momento. Com tudo preparado, o grupo pronto, pergunte também o que todos preferem comer. Pode ser algo preparado com antecedência, cada um levar o que preferir ou todos dividirem os custos e pedirem comida por delivery.

Algumas comidas são ótimas para noites assim, pois são de fácil consumo e manuseio, assim não faz sujeira por toda cama ou sofá: pizza, salgadinhos, refrigerante, suco, frutas, lanches… Esses alimentos são mais acessíveis e melhores para comer em uma grande quantidade de pessoas.

Decoração e pijama para uma festa inesquecível

Defina um tema para a noite e deixe toda a decoração e os pijamas ligados com esse tema. Se a festa for realizada em tempos comemorativos, use dessa comemoração como um tema. Um exemplo disso é o Halloween, que pode trazer a temática terror e fantasia.

Depois de definir o tema, pense em decorações. Esse processo não precisa ser muito bem elaborado e nem precisa de um gasto tão alto, pois podem ser utilizados objetos e materiais que possuímos em casa mesmo.

Para uma festa com o tema Halloween, se você recortar cartolina, papelão em formato de morcego, aranhas, já define uma identidade para o momento e não demanda muito tempo para organizar. Se for uma festa para meninas, ter uma casinha de papelão, em tamanho grande, pode ser excelente para brincadeiras e até para dormir.

Peça para os convidados usarem as cores dos pijamas com as cores definidas para a noite, afinal, as pessoas também são parte da festa, o tema também precisa estar ligado com a roupa e assim acontecer uma ligação entre todos presentes.

Brincadeiras e atividades divertidas

Existem várias brincadeiras para festa do pijama que ajudam a incluir todos na festa. Algumas pessoas são mais tímidas, outras mais abertas e com algumas brincadeiras, essa socialização torna mais fácil de todos se sentirem parte daquele momento. As brincadeiras podem variar, desde contar histórias, até fazer mímica. O importante é ter a participação de todos!

Uma dica para os pais que estão planejando com os filhos uma noite do pijama é que monitore as brincadeiras que serão feitas e permitam que fiquem livres, enquanto descobrem suas diferenças entre eles. É muito importante estar por dentro do que está acontecendo na vida de seu filho e quem são os amigos dele, uma vez que você consegue ajudar na preparação deles para conviver em sociedade em diferentes momentos.

Ver o nascer do sol

Geralmente as festas do pijama acontecem aos finais de semana, em que ninguém tem compromissos no dia posterior, por isso na maior parte dessas noites, um desafio muito comum é acordarem para ver o nascer do sol.

Prepara toda a criançada para curtir a chegada de mais um dia e coloque no cronograma essa ideia de permitir que todos vejam o sol nascendo e a noite indo embora. É um momento mágico que completa a noite do pijama e aproxima todos que estarão presentes.

Combine com as crianças um horário para elas acordarem e assistirem a esse espetáculo da natureza juntas, com certeza será uma experiência inesquecível.

Com uma variedade de coisas programadas, pode ser até que falte tempo para tanta conversa e brincadeiras. Por isso é sempre bom repetir a dose e cada vez realizar a festa na casa de um amigo diferente, assim cada um conhece um pouco mais do outro e ainda curte vários momentos juntos.

O mais importante das noites do pijama é a diversão de todos, seja assistindo filme, até contando histórias, esses momentos são necessários para uma convivência melhor entre amigos e com a própria sociedade.

Deixe um comentário