Faz de conta: a importância das brincadeiras para crianças!

Quem nunca pretendeu ser outra pessoa numa brincadeira, ou imaginar que está em outro lugar? As crianças têm uma facilidade muito grande em expandir a imaginação, pois estão iniciando o processo de aprendizagem, e ao mesmo tempo sendo reflexo de muitos comportamentos que as rodeiam.

Por isso é muito importante sempre estimular os modos de visão de mundo que uma criança pode ter. Várias brincadeiras podem ajudar nessa tarefa, e assim despertar particularidades que já definem certos comportamentos e pensamentos futuros. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso?

O que é o “faz de conta?”

“Faz de conta que você é uma bruxa e vai voar com essa vassoura”. “Faz de conta que estamos na praia e eu sou um tubarão”. Essas frases são muito ouvidas em escolas ou em lugares onde uma criança está presente. Usada muitas vezes por várias gerações, o Faz de Conta corresponde a imaginar que algo está acontecendo e entrar fundo naquele universo.

Menina fantasiada de fada

Com essa prática, fica ainda mais fácil de conhecer cada criança, até mesmo saber como ela se comporta em situações diferentes. Por exemplo, se você pedir para uma criança fingir que é médica, observe os comportamentos, as falas, as reações… Também vale para a arte, fazer de conta que é uma estrela, que canta para uma multidão, ou dança, atua, etc.

Ou seja, pretenda cenários e momentos diferentes para ela já ir se colocando no lugar de outra pessoa, aprender a lidar com problemas e compreender o mundo. Também permite que ela passe por diferentes áreas, culturas, movimentos até encontrar um que gere identificação! A regra é deixar a imaginação fluir sem julgamentos prévios de como cada coisa acontece.

Como brincar de faz de conta?

Como o próprio nome já diz: “Faz de conta” que é algo, está em algum lugar, e viaje junto com a criança. Essa experiência serve para todas as pessoas, assim é mais simples de praticar e você também impulsiona sua própria criatividade. Até porque no atual momento em que vivemos, quem inova sempre sai à frente nos diversos setores da vida.

Você sabe o que são arquétipos? É o inconsciente coletivo, que representa comportamentos que definem um personagem. Para ficar melhor explicado, são personagens com características que se assemelham com algum dos arquétipos existentes, herói, inocente, rebelde, etc…

Menina de braços cruzados fantasiada de super-herói

Livros, animações infantis e produções audiovisuais exemplificam arquétipos apresentados nas histórias e em como os personagens se assemelham com pessoas que estão à volta dele também.

Por isso que essa técnica precisa ser praticada desde o início do desenvolvimento das expressões faciais, gestos, fala, entre outros que definem alguns aspectos futuros. Fazendo isso, é mais tranquilo conseguir que a criança aceite a brincadeira e ingresse em novos ambientes com mais facilidade.

Como o “faz de conta” influencia psicologicamente uma criança?

A sinapse existe em abundância na infância, quando o cérebro está se desenvolvendo com as informações adquiridas ao redor dos ambientes vai moldando uma base de comportamentos. Esses comportamentos podem ser positivos ou negativos, por isso é sempre bom orientar as crianças a respeitarem o espaço do outro. Esse cuidado é importante, ela está desenvolvendo valores emocionais e morais nesse período.

Esse jogo, que também é uma técnica, pode transportar a criança para outra dimensão apenas com sons, objetos e voz, além de que também se ela estiver sentindo falta de alguém, ou de algum lugar, é possível que você a incentive a relembrar com o “Faz de conta”.

Crianças agitadas demais podem ser difíceis, porém como diz a famosa frase “todo excesso esconde uma falta”. Tente entender junto com ela de onde vem essa energia exagerada, e use ela a favor para também incluir o “faz de conta”. Esse jogo pode responder suas dúvidas sobre aquela criança e te permite a conhecer melhor!

Crianças fantasiadas

Sabendo que o desenvolvimento cognitivo está sendo explorado ao máximo, agora o que vem é a responsabilidade em reconhecer a maneira que essa ou essas crianças estão praticando e sentindo de formas diferentes a brincadeira.

Benefícios 

Além de desenvolver uma facilidade em se moldar em ambientes e conversar com pessoas diferentes, essa brincadeira também diminui o stress que é bem recorrente. Sua conexão com a criança fica ainda mais aberta também, principalmente se você participar junto da brincadeira.

Essas brincadeiras sempre envolvem divertimento, cuidado e reflexão. Na maioria dos jardins de infância, o que é mais valorizado para auxiliar no desenvolvimento pessoal são essas práticas. Perduram até os dias atuais, com muitos benefícios a fim de manter a criatividade e o aprendizado.

Reflexão que vai além do faz de conta!

Se fazer de conta já traz todas essas possibilidades e benefícios para uma criança, imagina se ela continuar com essa prática por mais tempo? A tendência é aumentar cada vez mais as compreensões sobre a vida, e muitas crianças já nos dão essas respostas com suas brincadeiras.

Menino fantasiado de super-herói

Pense em quantos adultos também podem praticar essa jogada, imagina estar agora em outro lugar? Pois é, esse jogo não se limita à só crianças.

Conhece mais brincadeiras que trazem estímulos positivos para a infância? Deixe aí nos comentários!

Saiba também Brincadeiras para fazer em casa e aproveite da melhor forma com seus filhos, alunos ou vizinhos. Até mais!

Deixe um comentário