Como pintar papelão: dicas para a pintura perfeita!

Como pintar papelão: veja dicas para fazer de forma mais fácil e divertida

O papelão é um ótimo material que pode ser utilizado de diversas formas, como na decoração, em artesanatos e, principalmente, em brincadeiras infantis. É um ótimo material para as crianças e existem várias brincadeiras com caixas de papelão que educam e divertem os pequenos e auxiliam fortemente em seu desenvolvimento cognitivo e motor. Toda essa excelência está no fato de que é firme e resistente e é por isso que é muito utilizado em caixas para transporte, pois oferece toda a segurança necessária para levar os mais variados objetos dentro.

Menina de avental rosa segurando paleta de tinta

Além disso, é um material com custo baixo e que pode ser encontrado sem dificuldades em todos os lugares. Devido ao fato de ser tão versátil e possuir tantas formas de ser usado, vale a pena aprender a como pintar papelão para que ele se adeque ao seu projeto: seja para trazer mais cor às brincadeiras de seu filho, ajudar em trabalhos de escola ou até mesmo para projetos pessoais, estamos aqui para te ajudar com isso.

Confira nossas dicas abaixo para que seu resultado seja o melhor possível e, assim, você aproveite seu papelão da melhor forma possível.

1. Preparando o papelão

Antes de qualquer aplicação de tinta, é muito importante que você deixe o papelão todo limpinho para começar a pintura. Aplique um pano seco no material para remover quaisquer resquícios de sujeira. Por mais pequenos que sejam, no momento em que a tinta entrar em contato com o papelão, eles vão se destacar. Então é melhor prevenir que isso ocorra, certo?

Textura do papelão

Além disso, dependendo da tinta que você for utilizar, pode ser necessário que você tenha que aplicar algum produto de preparação para o papelão receber a tinta, uma vez que o material tende a absorver a tinta e, assim, você pode obter um resultado diferente do desejado com cores mais fracas e manchas no material.

No caso de tinta acrílica, por exemplo, é necessário a utilização de uma camada de gesso acrílico antes da aplicação, assim a tinta consegue ser aplicada com mais precisão e você consegue cores mais vibrantes como resultado.

Qual tipo tinta para pintar papelão?

A melhor tinta para se usar em papelão está de acordo com o resultado final que você busca para seu projeto, contudo, independente da escolha da tinta, é sempre recomendado a utilização de primer à base de água para que a tinta não fique com aspecto grudento no final.

Com o primer aplicado, você pode usar tinta guache, tinta óleo e tinta spray que são as mais indicadas para esse material, no entanto, existem outros tipos de tinta que podem trazem ótimos resultados para seus projetos. Caso tenha curiosidade, aproveite para ler nosso post sobre como fazer tinta em casa para se divertir com a criançada.

Aplicando a Tinta

No momento de aplicação, é recomendado que a pintura seja feita ao ar livre para evitar sujeiras e que vapores tóxicos sejam inalados por você ou por seus filhos. Caso você escolha aplicar a tinta com pincel, é interessante posicionar papéis abaixo do papelão para não deixar nada marcado.

Já se você for aplicar com tinta spray é necessário que você tenha certeza de que não esteja ventando e que não haja objetos por perto antes de iniciar a pintura. Combinado? Se tudo estiver ok, então é hora de iniciar a aplicação.

Aplicação com pincel

Para iniciar a aplicação com pincel, coloque uma pequena quantidade de tinta no pincel de modo a não umedecê-lo demais e criar deformações. Então, vá iniciando as aplicações suavemente até cobrir todas as extremidades do papelão. Desse modo, você consegue uma textura uniforme e bem trabalhada.

Pincéis e potinhos de tintas de variada cores

Além disso, é muito importante que você aguarde o produto secar completamente antes de iniciar as próximas demãos. Isso porque a tinta, enquanto ainda não secou, fica impregnada no material e passar outras demãos por cima fará com que ela danifique o papelão.

Aplicação com spray

A aplicação com spray é muito eficiente uma vez que consegue borrifar a quantidade ideal de tinta para o papelão. Não se esqueça de agitar a lata antes do uso em movimentos circulares e realizar as aplicações a uma distância media de 30 cm para garantir melhores resultados.

Coloque papéis como suporte abaixo e envolta do papelão para evitar manchas de tinta e inicie as aplicações. Espirre a tinta sempre no mesmo sentido para que os resultados sejam similares. Após aplicar a primeira camada, é necessário esperar um tempo médio de 2 a 3 horas até iniciar as próximas aplicações para melhores resultados.

Quantas demãos são necessárias?

Dúvidas em relação à quantidade de demãos necessárias são muito comuns entre quem está realizando qualquer tipo de pintura. Uma média de 2 a 3 demãos são suficientes para deixar o papelão e a maioria dos materiais de cara nova.

Ainda assim, pode ser que sejam necessárias mais demãos devido às aplicações que você fizer ou se o papelão tiver alguma estampa. O ideal é que você veja como está a qualidade de pintura do seu material, se você notar que precisa de mais demãos sinta-se à vontade para aplicar mais até obter um resultado satisfatório.

Caixas de papelão e um rolo de pintura sobre elas

Com essas dicas seu papelão ficará prontinho para garantir muita diversão para as crianças. Você vai ver que é um processo muito divertido e que vai garantir muitas risadas ao lado dos seus pequenos. Vocês vão poder decorar as casinhas de papelão, foguetes, carros e muito mais para brincarem juntos depois!

Se você gostou dessas dicas não se esqueça de assinar nossa newsletter e deixar um comentário de como ocorreu sua pintura. Aproveite e leia também nosso post com dicas de brincadeiras para fazer em casa e interagir com a criançada . Até a próxima!

 

Deixe um comentário