Os jogos educativos para estimular a fala das crianças são ferramentas efetivas para se aprender de uma forma simples e divertida. As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento saudável das crianças em suas funções motoras e cognitivas, e atividades, sendo online ou não, podem auxiliar na tarefa de ajudar os pequenos com vocabulário e pronúncia.

A participação dos pais nesse processo é indispensável, mas sabemos que nem sempre é fácil entender a forma certa de contribuir. Pensando nisso, nesse post reunimos 4 opções de jogos para utilizar com seu filho e auxiliar a desenvolver sua linguagem. Continue lendo e saiba quais são!

4 jogos educativos para estimular a fala: saiba as opções!

Para oferecer diversas alternativas, nossa lista conta tanto com jogos de tabuleiro, que precisam apenas ser impressos, quanto com jogos disponíveis em aplicativos. As opções incluem diferentes idades e alguns também trabalham o desenvolvimento da escrita, já que ela está intimamente relacionada ao desenvolvimento da fala.

Duas crianças brincando com palavras.

Trilha das Palavras

O Trilha das Palavras é um jogo educativo de tabuleiro que faz com que a criança reconheça tipos variados de objetos. O objetivo é passar pelo tabuleiro falando o nome do que está desenhado no espaço onde parou e encontrando entre as fichas com o nome correspondente, assim estimulando a leitura juntamente com a fala.

O jogo e as fichas devem ser impressos, além disso, são necessários apenas um dado e algo como uma tampinha para ser o “peão” de cada jogador. Role o dado e ande a quantidade de casas que referente ao número que tirou, e sempre pergunte à criança qual o nome da figura para incentivar a participação e a prática do vocabulário.

A brincadeira acaba quando a dupla de jogadores chegar ao fim do tabuleiro, nesse momento eles juntarão suas fichas para separá-las por categoria, que podem ser: alimentos, animais, objetos ou meio de transportes. Essa atividade é indicada para crianças que já estão sendo alfabetizadas e conseguem ler as fichas e, também, escrever cada uma que tirou em sua categoria. Não fique com medo de auxiliar seu pequeno ao ler ou escrever as palavras, com a repetição esse processo se tornará cada vez mais fácil para ele!

O Trilha das Palavras pode ser baixado e foi desenvolvido pela Professora Maria Isabel do Blog Professora Bel.

Jogo infantil de cartas com desenhos de animais

Conhecendo os bichos

O Conhecendo os Bichos é um jogo que mostrará diversos animais e, quando você clicar na imagem de algum deles, ele dirá qual o nome e qual som é característico daquela espécie.

Repita com seu pequeno tanto os nomes quanto os sons com calma e, se necessário, mais de uma vez. Dessa forma, você estará ajudando na memorização e associação entre palavra e imagem, e as crianças conseguirão reconhecer os bichinhos quando encontrar com eles!

O jogo está disponível no aplicativo da PlayKids e é recomendado para crianças a partir dos 2 anos.

Criança com tabuleiro de jogo da memória.

Jogo da Memória

O Jogo da Memória é um clássico que pode ser jogado tanto em aplicativos quanto com fichas impressas de papel. Ao procurar pelo pares certos, incentive a criança a repetir quais são aqueles animais ou objetos a cada nova peça virada.

No caso de uma criança ainda não alfabetizada, as peças devem ter desenhos e, além do nome do que está desenhado, você pode perguntar quais são as cores dele para conseguir trabalhar um vocabulário ainda maior.

Para os que já estão em fase de alfabetização, peças com palavras simples irão servir para estimular tanto a fala quanto a leitura do pequeno, ajudando a entender melhor como são os sons de cada letra e sílaba! A Fofuuu, empresa que trabalha com educação infantil, oferece peças de Jogo da Memória para baixar gratuitamente. Caso prefira um jogo online, uma opção de aplicativo para jogar com seu pequeno o Jogo da Memória é o App da PlayKids.

Criança com celular.

Fofuuu Edu

O Fofuu Edu é um aplicativo que usa comando de voz para passar de fase em diversos jogos. Trabalha o reconhecimento de vogais, sons de animais, nomes de cores e objetos em jogos com bichinhos super fofos e que ajudam a tornar os exercícios de fala algo divertido e empolgante. Os pequenos ainda ganham fichas e prêmios dentro do jogo conforme vão conseguindo avançar nos exercícios, então se sentem motivados a continuar a treinar com o app!

Esses jogos educativos buscam desenvolver a fala por meio da repetição de sons específicos, além de ter jogos que trabalham outros fatores importantes como coordenação motora e memória. As atividades estão disponíveis no aplicativo Fofuuu Edu e podem ser jogadas por crianças de a partir de 2 anos e meio.

Agora que você conheceu alguns jogos que podem te ajudar com a fala dos pequenos, conta pra gente: qual você gostou mais? Nesses jogos a diversão é ainda mais garantida quando a família está junto, então procure sempre estar com seu filho ajudando nas atividades!

Nosso blog está cheio de dicas de brincadeiras e atividades para fazer com as crianças pois sabemos o quanto essa fase de aprendizado e desenvolvimento é importante para elas. Continue nos acompanhando e tenha acesso a informações relevantes sobre a educação dos pequenos.

Deixe um comentário