História Infantil para Dormir: conheça ideias para embalar o sono

A contação e leitura de histórias infantis são ótimas formas educacionais de estimular as crianças em diversas formas, desde mais básicas – como simplesmente colocá-las para dormir e fazer com que elas tenham melhores noites de sono a incentivar em seu desenvolvimento.

São muitas as histórias contadas para elevar a qualidade de sono para as crianças, o que faz com que elas consigam elevar sua criatividade e permite que sua imaginação se eleve a novos patamares. O incentivo à leitura de histórias para as crianças vem desde os anos iniciais da escola para as crianças.

Garotinha loira deitada em sua cama- cansada de tanto ler um livro

Os educadores incentivam ao máximo as crianças a desenvolver interesse pelas histórias infantis. No entanto, o desenvolvimento infantil pode ser ainda mais proveitoso se a contação e leituras de histórias na educação infantil forem realizadas em casa e incentivada desde muito cedo.

Há diversos pais que leem e contam histórias para seus filhos desde que ainda são bebês. Por mais que pareça que eles não estão entendendo, essa atitude, quando levada em rotina, faz com que seus filhos cresçam sempre pensativos quanto ao mundo ao seu redor e as possibilidades de criação que o mundo permite. Na vida adulta, esse estímulo na criatividade auxilia em atividades diversas realizadas, tanto profissionais como pessoais, devido ao crescimento humanizado.

Neste post, iremos abordar diversas histórias infantis que toda criança adora ouvir. Histórias como fábulas e contos de fadas são ideais para auxiliar você a conseguir fazer com que suas crianças tenham as melhores noites de sono. Continue a leitura e veja quais as melhores histórias para contar para a criançada.

Quais histórias contar?

São muitas as histórias que podem ser contadas às crianças e cada uma delas conseguem trazer uma experiência única e especial para o crescimento dos pequenos fazendo com que eles possam se imaginar dentro do mundo do qual se passa a história.

Os contos de fadas, originalmente escrito pelos Irmãos Grimm, são ótimos para trazer aos pequenos a possibilidade de imaginar diferentes mundos e cativar as crianças com histórias que as auxiliam no desenvolvimento de seu lado emocional. Esse desenvolvimento emocional só se dá pelo fato de que os contos de fadas trabalham temas como esperança, amor e alegria.

menininha lendo um livro de bruços eno chão com alguns lençois

Outro gênero muito importante que pode ser trabalhado com as crianças são as fábulas. Isso porque elas transmitem mensagens de aprendizado e lições por meio de metáforas que podem ser trazidas para a vida. Além disso, uma característica marcante das fábulas é que algumas delas trazem uma moral ao final do texto que serve como reflexão para as crianças quanto a vida, comportamentos e atitudes.

Como contar histórias para crianças dormir?

Não há dificuldades em contar histórias para crianças dormirem, mas existem algumas dicas que podem fazer com que sua atenção no enredo seja ainda maior. Assim, se atentando em seguir essas dicas, até mesmo as crianças mais dispersas serão cativadas por suas histórias e você conseguirá fazer com que elas se mantenham atentas a todos os detalhes.

Uma das dicas principais está na entonação que você utiliza ao ler ou contar as histórias. No caso de leitura, você pode fazer uma dramatização das narrativas para conseguir prender a atenção nas histórias. As leituras dramatizadas fazem as crianças enxergarem em você os personagens narrados.

mãe e filho fazendo cabaninha com um cobertor e lendo um livro de histórias infantis

As onomatopeias também podem ser valorizadas, apenas atente-se, se sua intenção for fazer os pequenos dormirem, barulhos muito altos podem assustá-los e fazerem perder seu sono. De toda forma, quanto mais expressão você dedicas às personagens e a história em geral, mais a criança conseguirá elevar sua imaginação por dentro da história.

Outro fator que é muito importante na hora de contar as histórias para as crianças é o respeito a sua faixa etária. Isso porque algumas histórias podem conter assuntos dos quais as crianças ainda não entendem ou não estão preparadas para enfrentar, como a morte, por exemplo.

Além disso, outra dica especial é que você interaja com a criança enquanto conta a história, perguntando sua opinião sobre personagens, atitudes que ela acha que os personagens deviam tomar, entre outras. Existem alguns livros especialmente produzidos para interagir com o leitor ou ouvinte durante a contação das histórias.

Outras Histórias para contar

Existem também diversas outras histórias que podem ser usadas para contar às crianças. Confira essas histórias especiais para encantar a criançada e fazer com que elas se sintam imersas ao mundo de faz de conta.

A Raposa e o Corvo

Essa divertida história conta sobre uma raposa e um corvo passam por uma divertida história que ocorre no meio da floresta. O corvo era muito egoísta e não queria compartilhar sua comida, por isso, a raposa e os outros animais da floresta resolveram dar uma lição a ele.

João e Maria

Nesta história temos os pequenos João e Maria que após perderem o caminho de sua casa na floresta, encontram uma casa feita de doces por lá. Na casa, morava uma senhora que os acolhe, mas eles acabam tendo uma surpresa nada agradável com ela.

A Lebre e a Tartaruga

Esta clássica fábula conta a história de uma lebre e uma tartaruga que passam uma aventura muito especial. O coelho se gabava demais sobre o quanto era rápido e eficiente da floresta. Essa atitude começou incomodar os animais da floresta, especialmente a tartaruga que era muito devagar. Então eles resolvem dar uma lição no coelho.

Procure sempre contar histórias para as crianças

São tantas opções que você pode encontrar que existem histórias suficientes para você contar todas as noites para seu filho. É muito importante incentivar as crianças às histórias, que fazem tanta diferença no desenvolvimento enquanto indivíduos. Esse investimento irá refletir no aprendizado da criança na escola e em sua capacidade de lidar com emoções e sentimentos.

O que achou desse post? Com essas dicas não tem como deixar de contar histórias aos pequenos, hein? Aproveite a leitura para conferir nosso post sobre as fases do desenvolvimento infantil e entender como ocorre o desenvolvimento dos pequenos. Muito obrigado por ler até aqui e até o próximo post!

Deixe um comentário