Festa do pijama de menino: dicas para decorar e brincar

As festas do pijama de meninos são essenciais na infância, e uma vez que eles na maioria das vezes têm um comportamento mais agitado, é ainda mais indicado preparar uma noite para eles se reunirem com os amigos. Com isso você conhece melhor como seu pequeno se comporta nas situações em conjunto e também conhece um pouco mais sobre o ciclo de amizade dele.

As melhores festas do pijama da molecada acontecem graças ao planejamento. Algumas das maneiras mais fáceis de amenizar a saudade de casa (isso pode acontecer, principalmente se os meninos forem pequenos), ou decepção, é garantir que todos saibam o que está acontecendo, o que será feito durante a noite, quando e exatamente onde estão dormindo.

Quando as coisas já estão planejadas e você delimita algumas regras, fica mais fácil de controlar e também você consegue ter uma maior tranquilidade na organização. Claro, não precisa criar regras rígidas, apenas aquelas que te ajudarão a manter o controle, e que permita as crianças aproveitarem o máximo.

Escolha a noite certa e organize tudo

Escolha uma noite em que nem você nem os meninos tenham planos para o dia seguinte. Em seguida, certifique-se de ter pensado cuidadosamente em como vai organizar tudo e encaixar todos. Na hora de dormir, se o quarto não tiver espaço o suficiente, então escolha a sala, em que você pode usar colchões de ar, almofadas, usar até o próprio sofá se preciso par aas crianças dormirem.

Se você tiver um quintal seguro, grande e que dê para incluir barracas, ouse e transforme a noite do pijama em um acampamento improvisado – temos certeza que eles vão adorar. Agora, se os pequenos forem muito novos e a preocupação de deixá-los sozinhos do lado de fora bater, então inclua as barracas dentro de casa. Para facilitar, você pode dispor lençóis em formato de cabana para deixar o ambiente ainda mais temático.

Temas para festa do pijama de menino

Falando em ambiente temático, a festa do pijama para meninos precisa ter um tema. Agora nesse tópico nós recomendamos vocês pedirem a ajuda dos meninos, até porque a festa será inteiramente deles. Proponha que eles decidam antes o que preferem e se organize para entregar um tema semelhante ou igual.

Mas se eles não conseguirem dar uma ideia no momento, então ajude com algumas, como: acampamento, algum filme favorito deles, também pode brincar com as cores deixando um ambiente colorido, isso pode ser misturado com materiais coloridos, na própria iluminação, etc.

Pode ser que vindo dos meninos surjam ideias mirabolantes, entretanto você pode decidir o que incluir do que foi pedido. Não necessariamente é preciso investir muito dinheiro nessas festas, porque o mais importante e o principal objetivo dela serão os momentos e as brincadeiras que realizarão durante a noite. Use de materiais sustentáveis e recicláveis até para incentivar eles a seguirem essas práticas!

3 dicas de brincadeiras para os meninos aproveitarem a noite do pijama

Quando o assunto é brincadeira, as crianças não perdem tempo, já querem passar horas descobrindo novas coisas e curtindo o momento — algo que deveria ser recorrente também no mundo dos adultos, não é mesmo? — cada detalhe nas brincadeiras é importante para manter uma festa saudável e que divirta todos presentes.

Sejam as brincadeiras mais simples, como aquelas de cartas ou tabuleiro, até algumas mais elaboradas, como montar um teatro de fantoches, o que vale vão ser as risadas tiradas naquela noite e quanto cada um aproveitou. Então seguem aqui algumas dicas de brincadeiras para os meninos aproveitarem ao máximo a festa do pijama:

Caça ao tesouro

    A caça do tesouro é uma excelente brincadeira, pode ser que exija um pouco de trabalho para você, mas seus filhos vão adorar essa atividade durante a festa do pijama. Planeje com antecedência e coloque as pistas espalhadas pela casa, não deixe ninguém ver para a surpresa ser ainda maior. Além disso, não se esqueça do tesouro. Pode ser o que você quiser, mas também é uma maneira divertida de fazer com que o tesouro seja algo que todos possam desfrutar juntos.

    Teste de sabor (treinar as papilas gustativas)

    Essa brincadeira envolve o desenvolvimento cerebral das crianças quando você tapa os olhos delas e coloca algumas opções de alimentos para eles degustarem e dizerem qual é. Acredite, é uma atividade muito funcional, pois todos vão querer participar e ainda ajuda no treino das papilas gustativas. Quem acertar o maior número de alimentos ganha.

    Deixe todos sentados e prontos e explique como você conduzirá o teste cego de sabor: quantos alimentos eles irão provar, como se espera que eles classifiquem cada comida, e assim aos poucos irem testando. Para escolher os alimentos, use frutas ou alguma comida que todos gostem, assim eles conseguirão distinguir cada uma através do paladar.

    Faça sua própria comida

    Depois de já praticarem várias brincadeiras, é inevitável os pequenos sentirem fome, por isso deixe alguns ingredientes preparados para eles mesmos fazerem a própria comida sempre com o seu auxílio, claro. Pode ser desde sanduíches até mesmo uma pizza. Se você ajudar eles a montarem a própria comida, vão aprender a ter mais autonomia e também porque cozinhar é divertido!

    Nessa atividade esteja por perto e entregue os ingredientes todos cortados para eles apenas incluírem e não correrem o risco de se cortar ou se queimar. Fora isso, deixe eles à vontade para incluírem os ingredientes disponíveis da maneira que eles desejarem. Ajude com algumas dicas e se puder explique a procedência ou a história do alimento que eles estão comendo.

    Viu só como é fácil fazer uma festa do pijama para meninos? Então agora que você aprendeu um pouco mais, coloque em prática e conte para a gente como que foi. Nós da Brincando com Papelão apoiamos atividades saudáveis que colaborem com o crescimento das crianças de forma leve e com muito aprendizado. Então confira nossos outros posts e fique ligado nos próximos conteúdos!

    Deixe um comentário