Preparar uma festa à fantasia infantil é uma excelente ideia de celebração para as crianças e para os adultos. Seja para celebrar um aniversário, o Dia das Crianças ou até mesmo o Halloween, as fantasias deixam a ocasião mais lúdica e divertida, tornando a festa inesquecível.

Por isso, hoje, a Brincando com Papelão vai te ajudar na missão de fazer a melhor festa à fantasia para crianças de todos os tempos! Quer saber como? Então, acompanhe com a gente: dicas de planejamento, temas, decoração, fantasias e brincadeiras!

Como fazer uma festa à fantasia para crianças

Assim como já explicamos no nosso conteúdo sobre como fazer uma festa do pijama, para preparar a festa à fantasia perfeita para crianças, é muito importante planejar o evento por completo: duração, local, quantidade de pessoas, orçamento, entre outros aspectos. Confira o nosso checklist:

Duas crianças fantasiadas, uma de Homem Aranha e a outra de Capitão América respectivamente.

  • Defina o orçamento

Saber quanto você pode investir no evento é a primeira coisa para começar o seu planejamento. Estabeleça o limite a ser gasto com a festa no total, considerando todos os possíveis gastos. Em seguida, defina quanto por cento desse valor será destinado a cada item do evento, por exemplo: 40% para alimentação, 30% decoração, 20% brincadeiras, 10% fantasia da família.

O truque, aqui, é estabelecer o maior valor para aquele item de maior prioridade para garantir o evento perfeito, como a alimentação no nosso exemplo. Ainda assim, é importante que todos os possíveis gastos entrem nesse planejamento já com um limite orçamentário definido – e não se esqueça de ter uma reserva para imprevistos.

  • Defina a quantidade de pessoas

Com o seu orçamento estabelecido, fica mais fácil saber quantas pessoas podem comparecer à festa, afinal, você já tem um limite de gastos com alimentação, espaço, etc., o que também limita o número de pessoas. Assim, crie uma lista de convidados já com o número máximo estabelecido – pode ser de papel, ou eletrônica, notas no celular ou em planilha, como ficar melhor para você.

Como se trata de uma festa infantil, inicie a lista considerando as pessoas que a criança quer convidar: quem são os melhores amigos dela? Há primos que são super próximos? Essa etapa pode ser realizada junto com os pequenos. Nesse momento, lembre-se de que algumas crianças só poderão comparecer acompanhadas dos pais, assim, contabilize-os na lista também.

Na sequência, coloque pessoas que você acha importante para o crescimento da criança, como avós, tios e tias. Caso sobre um espaço, vale a pena convidar pessoas que sejam seus convidados para desfrutar da companhia e do evento. Lembre apenas de respeitar o limite de convidados estipulado inicialmente.

  • Defina o dia, o local e a duração

Agora que você já tem uma média mais real das pessoas que comparecerão à sua festa à fantasia infantil e sabe quanto pode gastar, é hora de definir quando, onde e por quanto tempo o evento acontecerá. Para a data, é fácil, é só considerar o que está sendo celebrado: um aniversário, o Dia das Crianças, o Halloween – seja o que for, nossa dica é que a festa seja feita de preferência no final de semana para garantir que mais pessoas possam comparecer.

Quanto ao horário, sugerimos que seja à tarde, pois é o momento que as crianças têm bastante energia e não influencia na sua rotina do sono. E para definir quanto tempo será a festa, vale a pena retornar no seu orçamento, pois assim você consegue saber se o valor disponível para alimentação contempla uma festa de 4h ou de 6h, por exemplo.

A mesma coisa serve para definir o local da festa: entendendo qual a necessidade de espaço e o limite orçamentário, fica fácil decidir se ela acontecerá no jardim de casa, em uma chácara, ou um salão.

Com a lista de convidados e esses aspectos definidos, envie os convites da festa, que podem ser feitos de forma eletrônica. Neles, peça que os convidados confirmem presença com antecedência, assim, você diminui as chances de gastar mais ou menos do que o necessário.

  • Defina o cardápio

Agora, chegou a hora de escolher os comes e bebes para o evento: pense em bebidas e comidas que sustentem as crianças, que vão brincar a festa toda, como salgadinhos, sanduíches, frutas. Sobre as bebidas, vale a pena ter uma variação entre água, sucos e refrigerantes, pois algumas crianças podem não consumir uma das opções.

Entenda qual opção cabe melhor no seu orçamento e não se esqueça dos docinhos, sejam brigadeiros e doces de festa, ou balas e pirulitos. Ah, e se a celebração for de aniversário, lembre-se também do bolo! Ah, aproveite para juntar os alimentos à decoração, com alimentos personalizados na temática da festa.

  • Defina as brincadeiras

Por último, nesse planejamento para a melhor festa à fantasia para crianças, não poderiam faltas as brincadeiras! Elas podem ser das mais simples, como uma competição de fantasias, até mais elaboradas, como trazer um mágico, brinquedos infláveis, montagem de castelos de papelão, fazer uma gincana, entre outras coisas.

É importante que elas sejam planejadas para que você garanta que tenha todos os itens necessários para as crianças se divertirem e gastarem energia, bem como para não fugir do orçamento.

Algumas ideias de brincadeiras que combinam muito com esse tipo de festa são:

  • Concurso de fantasias;
  • Pintura facial;
  • Construção de cenários;
  • Brinquedos infláveis de aluguel;
  • Caça ao tesouro.

Decoração de festa à fantasia para crianças

Chegou uma das partes mais legais de qualquer festa: a decoração! Nesse caso não seria diferente, confira nossas dicas para arrasar em cheio no visual do seu evento.

Mesa compostas de itens decorativos para festa.

  • Escolha o tema

Para tudo começar, a festa precisa ter um tema definido. Se for uma festa de Halloween infantil, o tema já está claro, histórias de terror. Caso seja uma festa de Dia das Crianças, você pode deixar o tema um pouco mais aberto, como de super-heróis, assim é possível fazer uma decoração mais geral e cada criança escolhe a própria fantasia. No caso de aniversários, é legal produzir a festa com tema do desenho preferido da criança, ou do livro que ela mais gosta e assim por diante – é muito importante incluí-la nessa definição.

Veja algumas opções de temas super legais e que as crianças adoram:

  • Princesas;
  • Super-Heróis;
  • Profissões;
  • Folclore brasileiro;
  • Monstros;
  • Circo;
  • Piratas;
  • Jogadores de futebol.

O tema guiará as cores a serem usadas na decoração, assim como ajudará a definir alguns itens essenciais para que o tema fique marcado de forma clara e lúdica para todos os convidados.

  • Escolha os itens decorativos

Para tirar as ideias da imaginação ou das inspirações que você encontrou, é importante escolher quais itens vai usar na decoração: os mais buscados são balões e painéis decorativos. Adesivos também são super bem-vindos nesse momento, seja para decorar as paredes, ou as mesas.

Outra super ideia é usar móveis ou brinquedos em tamanhos grandes para criar um cenário que corresponda ao tema da festa, decorando e, em alguns casos, servindo como espaço para brincadeiras. Uma ideia são os brinquedos de papelão: com o tema de astronauta, você pode usar um foguete de papelão para decorar, o qual pode ser personalizado com as cores da festa. Para uma festa à fantasia com tema de princesas, que tal um castelo de papelão onde as crianças possam brincar? Muito legal, não é?!

Criança com fantasia verde

Ideias de fantasias para crianças

Seguindo os passos acima, vai ser fácil preparar uma festa à fantasia infantil cheia de diversão e inesquecível, mas o mais importante dessas festas são as fantasias, certo? Por isso, a gente trouxe algumas ideias para que os pequenos arrasem na festa, seja qual tema for:

  • Fantasias de heróis e heroínas

Sejam os amados heróis e heroínas da Marvel, da DC ou de qualquer outra franquia, opção é o que não falta, caso seu filho ou sua filha queira salvar o dia!

  • Fantasias de princesas

Das mais tradicionais, como a Cinderela e a Branca de Neve, até as mais atuais, como a Moana, a Raya e a Elsa, as princesas encantam as crianças com sua força, habilidade e, claro, beleza. Que tal se inspirar em algumas destas realezas:

  • Fantasias de halloween

No famoso Dia das Bruxas, a ideia é usar uma fantasia de arrepiar: bruxas, esqueletos, fantasmas, zumbis… Ideia é o que não falta para as crianças ficarem horripilantes, veja:

Gostou do nosso post? Então, você vai adorar nossas dicas de brincadeiras antigas para fazer com as crianças, quem sabe até aproveita alguma para sua festa à fantasia das crianças. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário