As dobraduras são fundamentais para ajudar no desenvolvimento das crianças, sem deixar de ser gratificante até para os adultos que aderem aos origamis e outros moldes com um simples papel! E quem se pergunta se precisa de um papel especial para realizar a dobradura, não se preocupe, os sulfites ou qualquer outro tipo de papel, podem ser muito úteis para te dar um bom resultado.

crianças e professora cortando papeis juntas

Depois de escolher os papéis com as cores que você escolher – prefira um papel mais fino paras os pequenos, para facilitar a dobragem – está na hora de pensar em qual elemento será reproduzido. E existem diversas possibilidades a serem exploradas, para ver algumas confira agora 5 exemplos simples que você e seu filho podem aprender com a Brincando com Papelão!

1- Casinha de Papel

Usando apenas um papel você consegue fazer uma casinha de forma muito simples, use uma folha A4 e dobre a lateral inferior esquerda até o meio da folha, para isso a base do papel que estava em baixo ficará na lateral direita.

Depois vire a folha ao contrário e dobre para cima a parte que sobrou fora da dobra, corte até a folha ficar quadrada. A dobradura inicial deixará uma linha no centro, depois você deixa em forma retangular fazendo mais uma dobra no meio.

Com mais uma dobra, fazendo um quadrado, abra novamente no retângulo feche as pontas no meio do ultimo quadrado que fez, finalize pressionando essas duas pontas para dar forma à casinha, o interessante desse modelo é que formam duas casinhas ou uma grande dependendo de como você pintará e os desenhos que fará com ela depois.

2- Borboleta Origami

menina brincando com avião e pássaro de papel

Use um papel com 10x10cm e de início faça uma dobragem ao meio na vertical, após isso faça mais uma dobra na horizontal. É preciso desdobrar tudo para manter as marcas da dobra, e com ele no formato inicial, você faz mais uma na diagonal como um triângulo em ambos os lados. As bordas precisam se encontrar no centro para formar mais um triângulo.

Dobre a ponta da direita até o superior do triângulo e a outra ponta também, lembre se de fazer isso com as duas pontas de cima, pois terão outras atrás, essas que se dobram na parte de trás até a passar um pouco acima da base, que deixará uma ponta que deve ser dobrada para baixo.

Finalize dobrando ao meio e todas as laterais como se fosse uma asa de avião com a mesma altura em todos os lados. Desdobrando essa última etapa você terá sua borboleta de origami pronta.

3- Gato origami

O gato Origami é simples de fazer, use também um papel quadrado e junte duas pontas afim de formar um triângulo, depois dobre as pontas novas, deixando um espaço no meio em forma de “V”, dobre o topo para traz e pronto, seu gatinho origami já está pronto.

Esse é um dos mais fáceis de fazer, pode ser realizado por crianças e adultos de todas as idades, sendo também uma ótima opção de atividade motora para os pequenos fazerem enquanto se divertem! Você também pode desenhar o rosto do gato com os traços desejados, além de permitir a criança a colorir junto com você!

4- Peixe Origami

O peixe origami é uma ótima opção para se divertir e também ser até uma brincadeira de festa do pijama, uma vez que estimula a criatividade e ainda permite uma interação incrível com as crianças. Pegue um papel 12x12cm e vamos começar a fazer o peixe de origami!

Dobre ao meio como um retângulo, depois abra e faça o mesmo processo do outro lado para as dobras ficarem em ambos os lados. Agora, deixando o papel como um triângulo faça mais uma dobra e depois abra do início fazendo um triângulo do outro lado para gerar mais uma marcação, a qual direcionará o formato.

Aberto novamente use as duas dobras de baixo que deixam um triângulo com a base para cima dobrando mais uma vez com um novo triângulo. Com esses dois, você coloca as pontas para traz para deixar as caldas. Peixe pronto! Agora é só colorir do jeito que quiser. É lindo para usar em enfeites de festas também, ou dar de presente para alguém!

5- Barquinho de Papel

O barquinho de papel também é muito simples, e nesse caso você pode usar a folha A4 dobrando-a ao meio e deixando a dobra bem marcada, depois realize mais uma dobra como retângulo. Tire a última dobra e junte ao meio as duas pontas superiores da horizontal.

Esse modelo lembra uma casinha, mas se forma um barquinho depois que você dobra para cima a base e faz uma outra pequena dobra nos 4 lados com as pontas. Subindo a parte de baixo como um triângulo você vai abrir e dobrar mais uma vez.

Finalize com um triângulo menor dobrando as últimas partes de um quadrado que deve ter se formado com o último passo e assim você abrir e soltar as extremidades para formar o tão esperado barquinho!

menino segurando pessoinhas de papel recortado

Depois de fazer e testar novos origamis, você e seu filho vão desenvolver uma maior proximidade, que é causada por esses momentos compartilhados juntos. Se gostou desse conteúdo, não se esqueça de acompanhar também nosso post com dicas de brincadeiras antigas para você relembrar e ensinar seu filho, caso ele não saiba! Até a próxima!

Deixe um comentário