Saber como fazer uma cabana infantil é essencial se você tem crianças em casa ou recebe visita delas diariamente, pois abre possibilidades de brincadeiras incríveis e super divertidas. Existem muitas maneiras fáceis de fazer essas cabaninhas, que não exigem muitos materiais, mas sim apenas um pouquinho de espaço.

Hoje, a Brincando com Papelão vai te ensinar quais são as possibilidades, assim você pode escolher a melhor opção para montar em casa com seus filhos, sobrinhos, netos ou irmãos. Vamos lá!

Criança brincando em espaço com cabana.

4 maneiras de como fazer uma cabana infantil: inspire-se!

Se você tem uma criança em casa sabe como, às vezes, é preciso se reinventar nas brincadeiras para mantê-las entretidas por mais tempo, certo? Nem sempre as brincadeiras comuns funcionam, então, apelar à criatividade é uma necessidade! Nesse momento, uma das opções que pode dar certo é a cabaninha.

Para fazê-la, primeiro, é essencial encontrar um espaço de tamanho razoável. Pode ser no quarto da criança, no quartinho dos brinquedos ou, até mesmo, em um cantinho do quintal que ela usa para brincar. Assim, você pode escolher entre as diferentes maneiras de fazer a cabaninha:

1. Cabana infantil com corda estendida

Saber como fazer cabana infantil com lençol é uma das maneiras mais práticas, afinal todo mundo tem um lençol em casa, não é? Você pode pegar algumas cordas finas ou mesmo um varal para montar a estrutura. Encontre um local que dê para amarrar a corda, como uma tela de janela e outro móvel fixo que não tenha risco de cair. Amarre na horizontal e depois é só estender o lençol em cima e, se não quiser que fique tão fechado, estique as pontas no chão e coloque almofadas pesadas ou outro objeto sobre elas.

Se você fizer isso na sala, acaba se tornando um ótimo espaço para um cineminha com os pequenos, o que acha? É uma boa ideia, temos um post com dicas de filmes para ver em família, se você quiser fazer essa experiência, dê uma passadinha depois!

2. Cabana amarrada

Como fazer uma cabana infantil amarrada? Bem, esse modelo usa apenas uma parte da corda ao invés de estendê-la entre um canto e outro do espaço. Se você tiver um ventilador de teto, pode facilmente fazer esse modelo! Pegue uma das pontas do lençol e amarre na corda de maneira firme para que não escape. Use a outra ponta da corda para amarrar ao ventilador de teto. Depois, é só ajeitar umas almofadas no chão ou apoiar as outras pontas do tecido em outros móveis para manter a cabaninha mais aberta.

Três crianças sorrindo em um quintal em uma cabana.

3. Cabana com madeira

As cabaninhas infantis com estruturas de madeira são uma das mais escolhidas para aqueles pais que desejam manter isso para seus filhos brincarem por mais tempo.

Para fazer, você deve escolher 4 bambus finos mais ou menos do mesmo tamanho ou madeira de demolição que tenha sobrando em casa. Depois, junte-as no formato que deseja (geralmente formando um quadrado é mais fácil), então prenda bem as pontas delas, podem ser amarradas com corda ou coladas com cola de madeira. Em seguida, jogue o lençol por cima ou qualquer outro tecido que tenha escolhido e pronto!

4. Cabaninha usando lençol e cadeiras

Quer fazer uma cabaninha improvisada? Esse é o jeito mais fácil! Pegue três cadeiras que tenham, de preferência, o encosto de costas quadrado, coloque duas espaçadas lado a lado e a terceira de modo que forme algo parecido com um triângulo. Depois, é só jogar o lençol em cima! Se ele ficar escorregando, apele novamente para as almofadas sobre as pontas do tecido e, assim, você e seus filhos poderão se divertir sem o risco da cabana desmontar toda!

Essas são as formas mais simples de montar uma cabana infantil, ficam super charmosas e poupam o trabalho de comprar aqueles modelinhos de plástico que as lojas de brinquedos infantis possuem.

E se os pequenos amaram a ideia de fazer cabaninha, mas não dá para brincar disso todo dia, o que acha de adquirir um modelo lúdico, resistente e que não precisa ser desmontado? Pelo contrário, ocupa um espaço básico, é seguro e não precisa montar e desmontar toda hora. Pois é, esses são os modelos de cabaninhas de papelão que as crianças amam! Pode ser uma boa alternativa, não acha?

Criança lendo em seu quarto dentro de cabana.

Dicas extras na hora de montar a cabaninha improvisada

Além de pensar no espaço quando você for montar a cabana infantil, é essencial visar o conforto das crianças enquanto elas estiverem brincando nela. Por isso, procure montar a estrutura em cima de um tapete macio e depois forre com um edredom mais grosso ou com colchonetes para que os pequenos não se sintam desconfortáveis.

Almofadas, muitas almofadas! Esse objeto macio de decoração é indispensável quando falamos em comodidade. Então, coloque várias para que as crianças possam sentar, deitar e apoiar suas costas enquanto brincam.

E o que acha em investir em uma iluminação divertida também? Não é segredo que as crianças são super animadas e, para elas, brincar é um instinto, então, se elas quiserem fazer isso à noite, podem ligar as luzinhas e deixar o ambiente mais lúdico. LEDs brancos ou coloridos são ótimas escolhas, assim como lâmpadas de bolinhas coloridas, geralmente usadas em decorações de Natal e Ano Novo.

Ah, e decore com coisas que elas gostam! Brinquedos, estrelinhas, flores, bonecos, carrinhos e o que mais tiver disponível em casa. É importante que elas se sintam confortáveis e que a cabaninha, mesmo que improvisada, ofereça elementos com que a criança se identifica.

Aliás, uma cabana infantil confortável assim é super indicada para o cantinho da leitura, pois será lúdico, confortável e terá os elementos necessários para que os pequenos se sintam bem enquanto leem ou escutam uma boa historinha!

Deixe um comentário