Passo a passo de como fazer um boneco de papelão: simples e prático

O papelão possibilita inúmeras criações de materiais didáticos, basta um pouquinho de criatividade, planejar certinho e – claro – colocar a mão na massa. Um dos principais brinquedos infantis é o boneco, seja ele de princesas, robôs, personagens de desenho, enfim, as crianças adoram!

Você sabia que dá para fazer um com esse material? E não é tão difícil! Hoje, apresentaremos um passo a passo super simples e bem didático sobre como fazer um boneco de papelão. Acompanhe o post para saber como!

Boneco de papelão: 6 passos para fazer o seu!

O modelo que vamos ensinar é do boneco de papelão articulado, ou seja, aquele que dá para mexer os braços e as pernas. Os materiais que você vai precisar são bem simples:

  • 1 placa ou pedaço de papelão grande;
  • colchetes metálicos;
  • etiquetas transparentes;
  • fio preto e fio vermelho para circuito eletrônico – aproximadamente 2 metros de cada;
  • 1 suporte de bateria;
  • bateria 3V;
  • 6 LEDs;
  • ímãs pequenos – 12 aproximadamente;
  • papel alumínio;
  • cola.

Alguns dos materiais são fáceis de achar em lojas de artesanato ou papelarias e outros você precisará ir até algumas lojas de materiais eletrônicos e elétricos para achar. Mas, no geral, são bem simples. E as ferramentas para o trabalho são uma tesoura e estilete, um furador, reglete e a punção.

Com eles preparados e separados corretamente, é hora de começar a fazer seu boneco articulado. Seguem os passos:

1. Faça os moldes

Faça um molde para cada parte do corpo do boneco e contorne no papelão para fazer o recorte. Você precisará de dois bonecos, então corte tudo em dobro usando o estilete separado – não se esqueça de verificar que está com a lâmina de corte boa, senão estragará o material.

2. Fure os pedaços

Depois de todas as peças recortadas, fure-as nos cantos, onde ficarão as articulações. A seguir, pegue os colchetes metálicos que separou e ligue os membros do boneco. Depois, teste se os membros se movem e, se sim, ele já é articulado.

3. Elabore o circuito

Com o boneco com todas as articulações, é hora de montar o circuito. Para isso, pegue os metros separados do fio preto e do vermelho e corte. Você precisará de 6 pedaços do vermelho e 11 do preto. Depois de cortados, desencape ambas as pontas de todos os pedaços que cortou.

Após ter desencapado as duas pontas de todos os pedaços, você deve conectar todos os vermelhos nas partes mais externas do boneco, no seu lado positivo. Assim, as ligações ficam nos joelhos do boneco, nas articulações dos cotovelos, na ligação do pescoço e do peito, além de um dos que ficam na cabeça. Os pretos vão nos colchetes negativos que sobraram.

No final, a ponta de um e de outro ficarão ligados à bateria no seu suporte, possibilitando, no fim, que os LEDs sejam usados e possam se acender.

4. Faça as peças

Depois disso, com os outros membros que foram recortados, comece colocando o nome das partes do corpo em etiquetas separadas. Não se esqueça do reglete e da punção para fazer em braile, pois é um brinquedo didático e acessível.

Depois, faça um furo no meio, insira um led em cada parte do corpo e cole as etiquetas por cima. Assim, ele não ficará aparecendo, apenas iluminará cada parte separadamente. Em seguida, pegue os imãs e cole um em cada ponta. Isso é essencial para que o colchete puxe o imã para si e para que as luzes se acendam.

5. Ligue o papel alumínio

Para que os LEDs funcionem, é preciso fazer a ligação com o papel alumínio. Assim, pegue o alumínio e ligue-o com a ponta positiva do LED até um dos imãs. No outro, faça a ligação com a ponta negativa. O certo é o alumínio ligar todo o sistema, sem faltar em nenhum dos lados.

6. Teste!

Finalizou todos os passos? Agora é só testar e ver se está tudo funcionando corretamente, senão revise as instruções para conferir se fez tudo certo. A ideia é que pegue as peças com os nomes e o LED e posicione-as sobre o boneco articulado. Assim, a luz acende e, pronto, ele já pode ser usado!

É um material didático bem funcional, tanto para ensinar as crianças menores sobre as partes do corpo, e ensinar às mais velhas seus processos de criação manual. Mas não se esqueça que alguns dos materiais utilizados devem ser manuseados pelos adultos, tais como a ligação dos fios à bateria e o estilete.

E então, o que achou desse passo a passo de como fazer um boneco de papelão? Pode parecer um pouco complicado no início, mas é só seguir as instruções certinho que o boneco de papelão articulado ficará ótimo! E se quiser conhecer outras opções de brinquedos feitos com papelão, temos um post exclusivo!

Essa é uma boa atividade para trabalhar a coordenação motora fina das crianças, assim como a sua capacidade de raciocínio.

Para conhecer mais atividades desse tipo, fique sempre atento(a) às publicações da Brincando com Papelão. Até o próximo post!

Deixe um comentário