Brincadeiras com tinta estão sempre presentes no cotidiano da garotada, sendo uma ótima forma de se divertir e entreter. Seja uma pintura em tela, guerra de balões, pinta a cara e pintura com as mãos, as tintas estão lá como protagonistas.

Mas, você sabe que muito mais do que uma forma de passar o tempo, as tintas possuem diversos benefícios para o desenvolvimento infantil? Em termos práticos, elas ajudam a explorar a criatividade infantil e alçar o mundo do imaginário com poucos traços.

Aliás, nem precisa de muitas formas, até mesmo as pinturas abstratas são ótimas formas de expressar aqueles sentimentos indizíveis. Então, quem poderia dizer que tintas não auxiliam até mesmo na educação emocional?

E não precisamos nem dizer que, ao utilizarem tintas em suas brincadeiras, os pequenos estão mais propensos a desenvolver capacidades e habilidades motoras. Só pelo fato de darem algumas pinceladas no papel, novas ligações neuronais são criadas.

Por esses e outros benefícios, a Brincando com Papelão trouxe um post com uma receitinha de tinta que é sucesso, além de brincadeiras para usá-las no dia a dia da garotada e tornar tudo ainda mais divertido. Confira:

Por que fazer tinta caseira com a garotada?

A pergunta mais óbvia que você deve estar se fazendo agora é: por que fazer tinta se existem várias opções de compra por aí? Bem, devemos considerar que muitas tintas que compramos na internet possuem conservantes que podem ser tóxicos para as crianças, sem contar o cheiro forte do produto.

Considere ainda o fato de que a garotada, sobretudo os bebês, amam colocar a mão na boca. Logo, é mais responsável o uso de um material que possa ser ingerido, sem gerar uma intoxicação alimentar.

Além disso, considere o fato de que o processo de preparação da tinta pode ser feito em conjunto com crianças, o que por si só já é uma atividade mais lúdica e atrativa. Afinal, os pequenos vão adorar a alquimia e não verão a hora de testar o resultado.

Então, mãos à obra! Confira a receita de tinta caseira à base de farinha de trigo que separamos para você.

Tinta guache caseira com farinha de trigo

Quem diria que a farinha de trigo, principalmente ingrediente de pães e bolos, poderia ser protagonista também na produção de tinta, não é mesmo? Para fazer essa receitinha, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 copo de sal
  • 1 copo de água
  • Corante alimentício em gel ou líquido
  • Potinhos plásticos para armazenar
  • 1 colher para mexer

Comece adicionando o sal dentro de um pote maior, que servirá para a mistura de todos os ingredientes. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e misture bem. Logo após adicione a água aos poucos enquanto mexe até que a mistura fique homogênea.

Quando perceber que a mistura está consistente, mas não tão dura, você terá a sua base. Sequencialmente, distribua em porções iguais a mistura nos potinhos plásticos e adicione um corante colorido para cada porção.

Aqui, é importante ter várias opções de cores e deixar que as crianças façam as suas próprias misturas. Se quiser mesclar duas cores primárias para criar uma secundária, tá mais que permitido.

Você perceberá que essa receita dá bastante tinta, então, se sobrar depois da brincadeira, você pode fechar os potinhos e conservá-los por cerca de 1 mês dentro da geladeira.

3 formas de brincar com tinta caseira

Agora que você já fez a receitinha de tinta guache, nada melhor do que saber em quais atividades pode usá-la para o divertimento da garotada. Só não esqueça de vestir os pequenos com uma roupa confortável e que possa sujar – afinal, brincadeiras em casa, principalmente com tinta, tendem a fazer uma lambança na proporção da diversão.

Slime

Não é segredo para ninguém que as crianças amam fazer slime. A amoeba divertida leva poucos esforços e minutos para ficar pronta e fascina toda criança! Com as tintas caseiras você pode fazer slimes com cores diferenciadas e deixar tudo ainda mais divertido e alegre.

Para fazer a receita você precisa de:

  • 1 recipiente;
  • Cola branca (quanto baste);
  • Tinta caseira (da cor que preferir);
  • 1 tampinha de sabão líquido.

Menina brincando com slime

Para fazer a geleca, coloque a cola no recipiente e adicione a tinta até que fique uma mistura consistente. Em seguida, acrescente o sabão líquido e mexa com as mãos para atingir o ponto de slime. Quanto mais você manipular a geleca com as mãos, mais maleável ela tende a ficar. Quando pronta, é só se divertir!

Explosão de tinta

Se quiser brincar imediatamente com as tintas caseiras, a explosão de tinta é a brincadeira ideal. Para brincar, você só precisa da nossa tinta caseira, alguns pedaços de esponja, algumas folhas de sulfite brancas e uma colher de pau.

Papel todo pintado com tinta e mão de criança ao lado

Em seguida, peça para as crianças mergulharem as esponjas nos potinhos de tinta e depois transpô-las para o papel sulfite. Logo após, para a explosão de tinta é só bater com a colher de pau em cima das esponjas encharcadas, formando desenhos incríveis no papel.

Pintura com as mãos e pés

E se elevarmos um pouquinho a brincadeira de pintura. Fazer desenhos com tinta e pincel no papel já é por si só divertido, mas já imaginou criar animais incríveis com uma pintura que utiliza as mãos e os pés da garotada?

Criança com as mão sujas de tinta

Exatamente! Para criar desenhos criativos, pinte as mãos ou pés dos pequenos com uma tinta caseira e depois imprima a digital no papel sulfite. Tudo vai depender da posição da mão ou do pé transposta no papel e, claro, da imaginação dos pequenos.

Uma mão espalmada na vertical pode virar uma galinha, um dinossauro e até um flamingo. Já um pé pode dar a base para um cervo, uma vaca e um pinguim. Quando se há criatividade, poucos materiais são capazes de criar belas obras de arte.

Com a nossa receita de tinta caseira e as brincadeiras listadas você pode levar mais alegria e diversão à vida dos pequenos. Experimente e nos conte aqui nos comentários se deu certo. Se quer ter acesso a mais conteúdo como esse, navegue pela categoria de nosso blog e divirta-se.

Deixe um comentário