Terras mágicas, dinossauros, dragões, heróis, heroínas, robôs, enfim, esses são alguns dos muitos elementos imaginários presentes nos livros que encantam as crianças. Afinal, a leitura e a contação de histórias estimulam a imaginação e o lúdico, além de despertam a vontade de aprender nas crianças. Além disso, a leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento e na formação social dos indivíduos.

menino de óculos deitado no chão com um livro nas mãos

A leitura também contribui ativamente para o processo de alfabetização e aquisição da linguagem, por isso, é tão importante incentivar os pequenos a ler, para isso, nada melhor do que ter um cantinho da leitura em casa, não é mesmo? Pensando nisso, a Brincando com Papelão decidiu trazer para você um passo a passo para montar um cantinho da leitura na sua casa. Confira!

Cantinho da Leitura: passo a passo de como montar!

Ajudar uma criança a compreender o mundo ao seu redor, fazendo com ela tenha contato com novas ideias e informações é algo que não tem preço, afinal, vê-la se desenvolver de perto é algo realmente gratificante. Por isso, vale a pena investir tempo e dinheiro para montar um canto da leitura na sua casa. Confira, agora, o passo a passo:

1. Defina o lugar!

Obviamente, o primeiro passo é definir o local da sua casa que servirá de espaço de leitura. Aqui, a principal dica é: encontre um lugar que não irá atrapalhar a ninguém, nem as demais pessoas que moram na casa, tampouco as crianças que precisarão ler tranquilamente e sem interferências.

É importante que seja um lugar fixo, para que você não precise ficar modificando os elementos que escolher inserir no espaço. Claro, que esse primeiro passo vai depender muito de como é a sua moradia, se é casa, apartamento, sobreloja, quantos cômodos possui, se há uma área no fundo, enfim, cabe a você decidir qual será o local mais indicado para que seus filhos possam ler com tranquilidade.

2. Pense nos elementos que irão compor o espaço

criança dentro de uma cabaninha de pano confortável

Após definir o local na sua casa, é hora de pensar em como será esse cantinho da leitura, de fato. Para começar, é importante calcular o tamanho do espaço que você tem disponível para, então, escolher os móveis e elementos de decoração que irá inserir neste cantinho.

O ideal é colocar uma mesinha com cadeiras de um tamanho compatível com a idade das crianças para elas poderem se acomodar e ficarem confortáveis ao sentarem para o momento da leitura.

Essa mesinha e cadeiras podem ser de plástico ou de madeira, contudo, se forem de madeira é importante tomar cuidado com os cantos da mesa, por que dependendo da idade das crianças, elas podem acabar se machucando nas pontas agudas do móvel.

Como estamos falando de um cantinho de leitura, é claro que não podem faltar livros no espaço. Portanto, você precisará de uma estante para dispor estes livros e opções é que não faltam no mercado.

Uma opção mais barata são as estantes de metal, que são práticas e muito úteis, contudo, você ainda pode pesquisar um móvel de outro material ou ver a possibilidade de instalar prateleiras nas suas paredes, que devem ser instaladas em uma altura que as crianças possam alcançar os livros.

Aliás, este é ponto importante, afinal, como o cantinho da leitura é direcionado para crianças, é fundamental que elas consigam alcançar os livros sozinhas. Isso as incentivará ainda mais ao ato da leitura e desenvolvimento cognitivo.

3. É hora de pensar na decoração

beliche com luzinhas e ursinhos de enfeite

As crianças são extremamente visuais, por isso, a decoração é um aspecto fundamental para atrair a atenção da criançada para o local. Então, aqui é hora de usar a criatividade e investir em elementos e cores para que os pequenos sintam vontade de procurar o espaço para ler.

Vale a pena investir em quadrinhos decorativos, papéis de parede e até mesmo disponibilizar uma lousa pequena para que os pequenos possam desenhar os personagens que estão conhecendo nas histórias dos livros. Além disso, pense também em colocar tapetes ou tatames de encaixar no piso para trazer mais conforto para a criançada, já que desse forma eles ficarão protegidos da friagem do chão nos dias em que as temperaturas estarão mais baixas.

4. Escolha os livros que irão estar disponíveis para as crianças

criança sentada no chão folheando um livro

Por último, mas não menos importante, é hora de escolher os livros, afinal, eles vão dar vida para esse cantinho, certo?

Aqui, é importante optar por livros que sejam compatíveis com as idades das crianças da sua casa, por que uma leitura para uma faixa etária indicada é o mais recomendado para o desenvolvimento de uma criança, já que é importante não pular as etapas de aprendizado.

Uma dica válida é fazer um garimpo em um book sebo, onde você encontrará diversos livros e gibis com preço mais baixo e poderá escolher entre muitas opções. Além disso, com o tempo, conforme seus filhos forem lendo os livros que você tiver comprado, você ainda tem opção de utilizá-los como moeda de troca para adquirir novos livros para os pequenos.

Dica extra: estabeleça uma rotina de leitura para seus filhos

Não se esqueça da importância da leitura para as crianças, esté é um ato de muita importância no desenvolvimento, na aquisição da linguagem, ajuda na escrita, estimula a imaginação e ensina a criança a ter atitudes éticas com as outras pessoas.

Por isso, é muito interessante planejar uma rotina de leitura para as crianças desde seus primeiros anos de vida. Ao estabelecer um planejamento de leitura diária, elas tendem a criar gosto pela ato, as tornando mais seguras e confiantes, além de ajudá-las na organização das suas atividades cotidianas. Então, escolha um horário e proporcione momentos de leitura em família, sente com elas para ler, afinal, as crianças aprendem muito mais com exemplos do que com apenas a motivação da fala.

E aí, gostou das dicas da Brincando com Papelão para te a montar um cantinho da leitura para seus filhos? Esperamos que sim! E, para mais dicas como estas, acompanhe sempre as atualizações do nosso blog. Até a próxima!

Deixe um comentário