Brincar no quintal: as melhores ideias com brinquedos super legais!

Com o passar dos anos, brincadeiras acabaram se tornando cada vez menos físicas, tanto pelo avanço tecnológico, que presenteou a sociedade com tablets, celulares e computadores, quanto pelo perigo cada vez mais crescente em cidades com grande população.

Entretanto, as brincadeiras ao ar livre são muito saudáveis, pois estimulam o desenvolvimento motor e o cognitivo dos pequenos. Ao invés de ser na rua, há muitas opções divertidas de brinquedos e outras atividades para brincar no quintal.

Quer saber quais são? Então, acompanhe o post!

7 passatempos divertidos para brincar no quintal

Que criança que não gosta de brincar, não é? Seja com algum joguinho eletrônico, com brinquedos dentro de casa e, até mesmo, com os amiguinhos da escola, vizinhos e primos. Brincar é muito saudável, ainda mais quando são atividades que exploram a imaginação.

Fazer essas atividades ao ar livre também é muito importante, já que, assim, as crianças podem ter contato com o mundo exterior, adquirindo novos conhecimentos e habilidades que as preparam para a vida.

E quando não há um espaço seguro na rua em frente de cada, o jeito é utilizar o quintal. Pequeno ou grande, é possível fazer muitas atividades, até o papai ou a mamãe podem aproveitar para entrar na brincadeira. Com certeza esses momentos renderão muitas risadas e desenvolvimento.

1. Brincar de faz de conta

Usar a imaginação é o que as crianças fazem com maestria. Na idade dos 2 a 3 anos de idade é que o poder imaginativo dos pequenos está mais aflorado, de uma maneira que nenhum adulto é capaz de ter, conforme o Ministério da Cidadania. Essa imaginação aflora muito com os estímulos certos até os 12 anos.

Por isso, o faz de conta pode ser uma brincadeira super rica e divertida para os pequenos no espaço de seu quintal. Um lençol e alguns apoios podem se tornar uma cabaninha ou uma caverna, uma vassoura vira um poderoso cavalo e um galho vira a espada perfeita.

E o papelão? Esse material super rico pode criar aventuras incríveis, pode ser um carro, uma casinha de papelão, um foguete e muito mais! As crianças são super criativas e você também pode ajudar com ideias!

2. Corrida com obstáculos

Que maneira melhor de trabalhar a mobilidade, o equilíbrio e a atenção do que fazendo uma corrida com obstáculos? É super simples de fazer e não precisa de tanto espaço, basta usar a criatividade para que as crianças possam passar.

Crianças correndo e local arborizado

Com uma corda, você pode fazer um caminho no chão para que os pequenos se equilibrem e trabalhem o andar reto. Depois, pegue algumas pedras, bolas ou outros brinquedos, coloque-os espalhados para trabalhar o salto. Uma escada deitada também é perfeita para servir de obstáculo.

3. Caça ao tesouro

Essa brincadeira é super divertida para fazer, ainda mais quando o tesouro é um prêmio que as crianças gostam, como um doce ou algum presente. Ela estimula os sentidos, principalmente o da visão e do tato, fazendo com que os pequenos procurem em todos os lugares para saírem vitoriosos.

Para ficar um pouco mais fácil, você pode dar algumas dicas, como dizer se o lugar está frio ou quente, ou seja, longe ou perto. Ou deixar algumas sinalizações, como setas.

4. Brincar de bola

Brincar com uma bola é um dos passatempos mais antigos que existem, afinal é muito divertido e promove momentos de interação entre os pequenos e os adultos, além de trabalhar muito a coordenação motora grossa.

Duas crianças brincando com bola em gramado

Arremessando, batendo ou chutando, colocar uma bola na brincadeira é ótimo e as crianças adoram. Use a criatividade!

5. Pular corda

A brincadeira de pular corda é perfeita para que os pequenos ganhem mais resistência, assim como o instinto, e usem bastante a coordenação motora grossa e deve ser feita com duas crianças ou mais, ou com ambos os pais para bater a corda.

Para tornar mais dinâmico, uma boa escolha é cantar musiquinhas, como “Salada, saladinha”, “Um homem bateu em minha porta”, “Pato, patinho” e muitas outras que vão arrancar gargalhadas dos pequenos.

6. Corrida com sacos

Essa é uma das favoritas das escolinhas em gincanas, isso porque proporciona muitos risos e, claro, estimula o trabalho em equipe e a vontade de vencer.

Crianças apostando corrida de saco

A ideia é, em um grupo de crianças, pegar sacos grandes, daqueles mais firmes que carregam batatas, por exemplo, e criar um circuito. Então, fazer uma competição de ir e voltar até a partida e a chegada. Vence a dupla que conseguir fazer o percurso primeiro.

Para essa atividade, é ideal que seja em um chão que não tem riscos de derrapar, ou na grama para amortecer as prováveis quedas.

7. O mestre mandou

Além de estimular a concentração e atenção, a brincadeira é muito divertida. Para fazer, é preciso eleger quem será o “mestre”, esse vai dar algumas ordens dizendo “o mestre mandou…” e escolher algo para os participantes fazerem. Quem não conseguir ou não achar o objeto que ele mandou pegar, entre outras coisas, sai, até a rodada acabar com o vencedor, que será o novo mestre.

O que achou? Tem muitas outras brincadeiras que a criançada vai adorar, basta usar a imaginação e deixar eles usarem também, às vezes, nem precisarão da ajuda de um adulto.

E é possível optar por ensinar atividades sensoriais, principalmente quando são menores, pois ajudam – e muito! – no desenvolvimento!

Para conferir mais brincadeiras super divertidas para crianças e também para os papais, não deixe de nos acompanhar semanalmente, sempre tem conteúdo fresquinho aqui. Até a próxima!

Deixe um comentário