11 brincadeiras para festa do pijama: noite de diversão garantida!

Qual criança que não ama um bom dia de diversão com os amiguinhos, dormindo todos na mesma casa, não é? As festinhas do pijama, como são chamadas, são muito importantes para promover a interação entre as crianças e momentos de alegria que serão guardados com carinho na memória. Quem nunca viu aqueles filmes, nos quais os pequenos se juntavam, faziam cabaninhas e muitas atividades, comendo pratos saborosos e muita sobremesa? É um paraíso!

Organizar um evento desse em sua casa com os amiguinhos(as) do seu filho ou filha exige criatividade, pois, quando falamos das brincadeiras para festa do pijama, muitas vezes, é difícil escolher apenas uma para eles realizarem, afinal são muitas opções.

É por isso que, hoje, a Brincando com Papelão preparou uma lista incrível de brincadeiras que as crianças podem fazer e que são fáceis de planejar. Tudo isso para tornar o evento inesquecível para seu filho ou filha e seus colegas. Quer saber mais? Pegue um papel e uma caneta para anotar as ideias, vamos lá!

1. Contação de histórias

Essa é uma atividade que permite tanto que as crianças façam sozinhas quanto que você, como uma pessoa adulta, realize para elas. Para organizar a sua contação de histórias, você deve escolher a narrativa, geralmente contos de fadas felizes são os melhores, ou inventar alguma com diversos personagens que elas gostam.

Depois, organize o espaço que vai apresentar a história. A atividade pode ser feita de várias maneiras: com fantoches, teatro de sombras, apenas em uma roda… São diversas possibilidades, e se você quiser conhecer todas elas, temos um conteúdo especial com ideias para contar histórias, não deixe de conferir! Enfim, feito tudo isso, basta chamá-los e adentrar no mundo de fantasia juntos.

Ou, como já dito, pode disponibilizar livros infantis e dar a ideia para que eles contem suas próprias histórias. É uma atividade bem lúdica e dinâmica que os ajudam a exercitar a imaginação e a comunicação.

2. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira de socialização e interação que cabe em muitas ocasiões, seja na escola, em casa com os pais, entre os amiguinhos que moram próximos… Afinal, quem não gosta de exercitar suas habilidades de caçador e, no fim, encontrar um prêmio legal, não é? Certamente, as crianças adoram!

Para isso, pela casa ou no quarto em que elas ficarão – se for grande – esconda alguns prêmios legais, podem ser guloseimas, chocolates e, até mesmo, um brinquedinho. Depois, escreva pistas em cartões para que elas possam saber mais ou menos do que se trata e onde acharem. Também é possível apenas falar “quente” ou “frio” para que elas entendam se estão perto ou não do prêmio, é uma dinâmica de caça ao tesouro diferente.

Menino escondido atrás de cama e menina escondendo o rosto

O ideal é fazer com que formem grupos ou duplas, dependendo da quantidade de brindes separados, assim eles exercitam o trabalho em equipe e todo mundo sai vencedor!

3. Cozinha maluca

Cozinhar e preparar alimentos são atividades que trabalham muito bem a coordenação motora fina, assim como a atenção, e por que não trazer isso para a festa do pijama infantil? Separe algumas receitas fáceis e coloque os pequenos para trabalhar! Algumas opções são:

  • salada de frutas – é importante ajudá-los na hora de cortar;
  • bolo de caneca – esse é fácil porque vai no micro-ondas;
  • mini pizza de pão – eles preparam suas pizzas e um adulto coloca no forno;
  • bolo – eles misturam os ingredientes e depois é só levar ao forno.

Além dessas opções, há muitos outros pratos que podem ser preparados! Separe um espaço na mesa para cada um e os ingredientes, ensine-os como fazer e veja a diversão em seus rostinhos quando tudo estiver pronto.

4. Mímica

Dinâmica, divertida e muito simples, a mímica, com toda a certeza, é uma excelente opção para estar em nossa lista de brincadeiras para festa do pijama. Faça cartões com o nome dos animais, objetos ou pessoas que elas precisam imitar e separe um cronômetro para marcar o tempo. Então, é só dividir as crianças em times ou duplas e observarem suas cabecinhas raciocinando rápido para adivinhar o que está sendo imitado.

5. Batata quente

Batata quente é uma das brincadeiras mais conhecidas para fazer em grupos de crianças. Organize-as em uma roda e pegue uma bola para ser a batata, em seguida, vire de costas e comece a falar repetidamente “batata quente”, enquanto elas passam a bola de mão em mão, pare, de repente, e quem estiver com a bola na mão sai da roda, até sobrar apenas uma pessoa.

6. Cabra cega

A brincadeira estilo pega-pega só que vendado é garantia de risadas e muita diversão! Faça com que as crianças decidam no dois ou um quem será a cabra cega e pegue um pano de tamanho médio para que você possa vendá-la. Em seguida, fale para as outras crianças se espalharem e gire a cabra cega três vezes. O objetivo é que ela pegue outra criança, que tomará seu lugar, e assim por diante.

Mas vale ressaltar que essa brincadeira deve ser realizada em um ambiente mais aberto e sem riscos de machucar os pequenos, principalmente quem está vendado. Não seria nada legal que um deles se machucasse enquanto brinca.

7. Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é um clássico, toda criança já brincou em algum momento, mas, se não, é hora de apresentar isso a elas! Pegue algumas cadeiras da cozinha e as organize em uma roda, em seguida, com um rádio ou pelo celular mesmo, selecione uma música bem agitada e legal e faça com que as crianças andem em torno das cadeiras – é importante ter uma cadeira a menos do que a quantidade de crianças!

Crianças em quarto dançando

Depois, sem avisar, dê pause na canção, assim os pequenos vão correr para garantir seus lugares. Quem ficou em pé sai e uma cadeira é retirada, ganha quem conseguir sentar na última. A atividade é super divertida e garante muitas risadas!

8. Adivinhe o sabor

Para estimular o paladar dos pequenos, o jogo é incrível, além de muito prático de fazer. Corte, antecipadamente, alguns alimentos, como frutas, verduras e legumes, podem até ter uns docinhos no meio disso, e pegue um pano para venda. A ideia é ir uma criança por vez, vendada, que deve adivinhar o que está comendo, sem ver ou sentir o cheiro.

Você pode separar por grupos ou individualmente mesmo, a cada acerto se ganha um ponto. No fim, quem adivinhou mais é o vencedor. O bacana é que eles se divertem muito a cada novo sabor.

9. Artesanato

Criar coisas novas é muito divertido e apreciado pelos pequenos, principalmente porque permite maior liberdade. Assim, existem muitas atividades que envolvem o artesanato, como pintar desenhos, fazer colagens, montar brinquedos, entre outros. O ideal é ter uma quantidade legal de materiais separados para aumentar as opções da criançada.

Crianças deitadas e sentada em chão com papéis e canetas espalhados

Experimente selecionar miçangas e lantejoulas, imprimir diversos desenhos dos personagens que eles podem gostar, separar lápis de cor, canetinhas, tintas e, até mesmo, massinha. A garantia é de, no fim, ter criações incríveis e cheias de personalidade.

Quer aprender a fazer um boneco de papelão? Temos um passo a passo simples para criar um personagem dinâmico gastando pouco, confira!

10. Spa em casa

Se a festa do pijama for uma noite das meninas, essa atividade é ideal, afinal, a maioria das pequenas amam ficar bonitas, não é? Pegue alguns cremes para mão ou rosto – que sejam suaves e com ingredientes leves, que não prejudicam a pele, pode até ser opções voltadas para o público infantil, esmaltes infantis, escovas, presilhas de cabelo, entre outros acessórios.

Deixe tudo organizado e dê a sugestão de um concurso de beleza! Pode até escolher algumas roupas ou tecidos coloridos para que elas deixem a imaginação voar! Batons e maquiagens infantis também podem. Com certeza, é uma atividade que vai deixar lembranças inesquecíveis.

11. Cinema

Essa pode ser a última brincadeira para festa do pijama a ser feita, principalmente por ser mais longa. Na sala, coloque os colchões, várias almofadas e algumas luzes para criar uma atmosfera parecida com os cinemas de verdade. Selecione alguns filmes que a criançada pode gostar e faça bastante pipoca. Em seguida, é só colocar e ver as crianças absortas com o mundo totalmente novo apresentado na tela.

É comum que depois de todas as brincadeiras elas fiquem cansadas, então é bom já deixar tudo preparado, como cobertas, travesseiros e lençóis para que, se pegarem no sono, já estejam confortáveis e no lugar certo.

Essas são apenas algumas das inúmeras brincadeiras para festa do pijama. O que achou delas? São bem práticas, não é?! Basta, agora, programar e planejar certinho o evento em casa para as(os) amiguinhas(os) e sua filha ou filho e deixá-los aproveitar! Será uma noite muito divertida, isso nós garantimos.

Para conhecer outros tipos de brincadeiras, ótimas para estimular o desenvolvimento da criançada, não deixe de nos acompanhar toda semana, sempre temos conteúdos novos!

Deixe um comentário