5 Brincadeiras para Férias de Verão | Brincando com Papelão

O verão é uma época mágica! Tudo fica mais alegre e mais vívido durante a estação mais gostosa do ano – ainda mais quando lembramos que vêm por aí as férias da criançada! Então, é imprescindível aproveitar todos os momentos desse ciclo e, para isso, a Brincando com Papelão elencou algumas brincadeiras para as férias de verão que são perfeitas para ensinar aos pequenos! Vamos conferir?!

Quais brincadeiras são ótimas para o verão?

Não há nada mais gostoso do que se divertir, não é mesmo? Então, aproveite o verão para explorar as brincadeiras ao ar livre com a criançada. Isso porque o verão é a época mais proveitosa do ano, cheia de energia e disposição – então não podemos deixar essa oportunidade passar batida.

Guerra de Bexiga d’água

A clássica guerra de bexiga, essa brincadeira passa por gerações! Deve ser porque ela é extremamente divertida, certo? O jogo é simples e objetivo: encher bexigas com água e acertar o seu adversário! Quanto mais bexigas, mais longa será a brincadeira. Uma dica bem legal é encher as bexigas separando-as por cor, assim cada time terá “munições” diferentes.

Duas meninas brincando de guerra de bexiga d

E para economizar na conta de água e ajudar o ambiente, vale a pena realizar a brincadeira após um bom dia de chuva, tão típicos nessa estação. Colete a água da chuva e use ela para encher os balões com auxílio de um funil!

Se eles forem para a guerra, é fundamental usarem armaduras: a batalha com balões de água precisa ser acompanhada por uma área segura, trajes de banho, chinelos e proteção solar, pois o sol é um dos juízes do jogo – e fazer essa brincadeira sem ele pode ser uma fria, literalmente. Então, certifique-se que os pequenos estejam protegidos para correr e se molhar levando bexigadas!

E para saber qual equipe saiu vitoriosa, é bem fácil! Basta avaliar qual grupo está mais molhado!

Bolhas de Sabão

Outro clássico das brincadeiras de verão, as bolhas de sabão não podem faltar! A diversão que elas proporcionam é enorme. Ainda mais que atualmente as bolhas estão muito maiores que antigamente. Hoje em dia é possível criar novos formatos, moldes e até mesmo novas composições para a brincadeira de soprar.

Pode ter certeza que quanto maior a bolha, maior a diversão! Então, veja como criar bolhonas de sabão:

  • Primeiro, é necessário criar o líquido, para isso, use: água, detergente, glucose de milho e corantes alimentícios;
  • Misture a água e o produto derivado do milho;
  • Quando estiver homogênea, adicione o detergente;
  • Deixe a mistura descansar por uma hora;
  • Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, pingue algumas gotas do corante para dar vida às bolhas.

Após criar o material, é preciso produzir a “vareta mágica”. Você pode criá-las utilizando hashis e um pedaço de barbante. Basta amarrar o cordão ligando as pontas de duas varetas e amarrar um novo pedaço de barbante, mas agora mais solto, deixando que forme um “U”. As bolhas serão maiores conforme o espaçamento que você deixar entre os hashis!

A proporção da mistura pode ser feita de quatro partes de água, três de detergente e duas de xarope de milho. A criançada vai adorar, pode ter certeza! As bolhas de sabão também são ótimas brincadeiras para as crianças autistas, como você pode conferir no nosso post “Como escolher brincadeiras para crianças autistas? Um guia prático!

Passar Água

Quer dar risada com os pequenos? Então, você tem que mostrar a brincadeira de passar água! É diversão na certa. Para brincar, divida as crianças em dois grupos e ordene-os em fila. A ideia do jogo é que eles transfiram água de um recipiente a outro, mas de costas. Assim, o primeiro é responsável por ter toda a água do grupo, ele deve pegar o recipiente e despejar para a outra criança que possui um balde vazio atrás dele e assim sucessivamente. A equipe que tiver mais água no reservatório final, ganha!

Duas meninas brincando de passar água em baldes.

Essa brincadeira é muito semelhante à que mencionamos no nosso post sobre atividades para crianças de 5 anos, mas ela é mais desenvolvida. Então, se você tem crianças maiores, pode apostar no jogo de passar água com baldes. Entretanto, se eles forem pequeninos, a brincadeira pode ser adaptada para a versão com esponjas que mencionamos no outro post, também dá super certo!

Pintura com Gelo

A brincadeira, além de ser divertida e refrescante, desenvolve o lado artístico da criançada. Para a brincadeira, será necessário água, corante (ou tinta guache) e papel. Separe algumas forminhas de gelo, misture diversas cores com água e bote para congelar. Enquanto o gelo estiver no congelador, selecione uma roupinha mais antiga para os pequenos, aquela que possa ser manchada, pois vai fazer sujeira!

Assim que o gelo estiver pronto, pegue o papel – recomendamos que seja pelo menos uma cartolina, pela área da folha – e deixe a criatividade da criançada aflorar! É uma brincadeira muito refrescante e gostosa, pois, mesmo após a diversão, eles terão as pinturas para guardar como uma lembrança do momento.

Lançamento de Avião de Papel

Os aviões de papel são um ótimo estímulo para as crianças, porque a brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação motora por meio de dobraduras! Além disso, essa brincadeira desperta a curiosidade da criançada, pois é inevitável o questionamento deles de “como um papel pode voar tão longe?”.

4 crianças com aviões de papel na mão.

Para brincar de corrida de avião de papel, é necessário criar a aeronave super galáctica, correto?! Então, confira o passo a passo:

  • 1º passo: separe uma folha, recomendamos o uso de papel sulfite ou papel carta;
  • 2º passo: dobre o papel ao meio;
  • 3º passo: desdobre a folha e depois dobre as pontas superiores até a marca de dobradura que ficou no centro;
  • 4º passo: agora dobre as pontas laterais até o centro do papel;
  • 5º passo: dobre o avião ao meio;
  • 6º passo: volte a dobrar as asas do avião, mas agora até a parte de baixo em cada lado e depois levante novamente.

Agora que os pequenos têm seus aviõezinhos de papel, é hora de competir: estabeleça um local fixo de lançamento, prepare-os para lançar e, com um único movimento, soltar os aviões. A dobradura que chegar mais longe é a campeã! Como estamos visitando esse mundo das dobraduras, que tal conferir 5 dobraduras simples para fazer com as crianças? Temos um conteúdo completo sobre elas, por lá, você conseguirá saber outras dobraduras bem divertidas para fazer com os pequenos!

Por ser um guia de brincadeiras para as férias de verão, boa parte das brincadeiras citadas na nossa lista envolvem água para aproveitar o momento e refrescar as crianças. Entretanto, é essencial mencionarmos que o desperdício de água não deve ser uma opção nesses momentos. Portanto, avalie opções reutilizáveis de água para evitar o gasto dessa substância que é indispensável para todos nós!

Para um dos principais nomes da aprendizagem infantil, Lev Vygotsky, “o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais”. Assim, o ato de brincar deve sempre oferecer momentos de aprendizagem e conscientização para a formação dos pequenos – aproveite para ensiná-las sobre o consumo consciente dos nossos recursos naturais!

Gostou do conteúdo? Então, conte para nós qual foi sua brincadeira preferida aqui nos comentários! Até a próxima.

Deixe um comentário