Ao aprender a ler, algumas crianças podem encontrar alguns desafios, por isso é importante apresentar atividades que auxiliem nesse processo. A contação de história possui diversos benefícios para a criança que está aprendendo a ler, pois desperta a imaginação e você tem a possibilidade de ensinar a leitura aos poucos.

É importante ressaltar que a educação infantil é fundamental desde os 4 anos e é obrigatoriedade dos pais ou responsáveis realizarem a matrícula para os pequenos ingressarem na educação básica. Mas não somente na escola é possível instigar a leitura, porque, além dos exercícios escolares, você pode ajudar as crianças a ler com 5 técnicas e atividades simples que a Brincando com Papelão preparou. Confira!

Atividades para ensinar a criança a ler

A Brincando com Papelão agrupou essas atividades para ajudar com a leitura dos pequenos, sendo que algumas reforçam, inclusive, a escrita. As tecnologias estão avançando a cada ano, por isso também é possível apresentar atividades online aos pequenos. Você pode montar um cantinho da leitura para começar a aplicar o quanto antes esses exercícios, e a habilidade dos pequenos com a leitura tende a aumentar com cada uma.

criança com livro infantil aberto no colo da mãe

1- Leia para a criança

Desde quando o bebê está na barriga da mãe até os primeiros dias de vida, já é possível iniciar a leitura, visto que, com o tempo, ele irá se acostumando com o momento e, aos poucos, torna-se um hábito comum na vida da criança. Conforme avança o desenvolvimento infantil, é preciso pensar em ideias para contar histórias na educação infantil, como a apresentação de imagens e figuras presentes em alguns livros.

Por meio desses recursos visuais, a criança aprimora muito mais o campo de imaginação pensando nos cenários, personagens e contextos das histórias. Quando ela tiver um domínio maior nesse aprendizado, você pode estimulá-la a ler as histórias junto com você, guiando-a com as palavras, os fonemas e os significados.

peças de madeira com letras do alfabeto

2- Alfabeto

O alfabeto precisa ser um dos primeiros aprendizados da criança ao começar a ler, visto que é por meio das letras que as palavras se formam. Você pode optar por ensinar pelo método musical ou escrito com imagens e figuras que representem cada letra.

Há diversas músicas disponíveis online para aprender o alfabeto e elas são muito úteis, pois a música trabalha não somente com audição, mas também é um excelente estimulante que auxilia na criatividade e inteligência emocional, assim como na fala por decorrência da repetição, se ela for cantada pelos pequenos. Para deixar o processa ainda melhor, é possível que você defina uma meta com a criança para ela conseguir memorizar as letras do alfabeto conforme a música no tempo determinado por ambos.

Colocando a música para o pequeno ouvir pelo menos uma vez ao dia, em pouco tempo, ele já irá decorar o alfabeto! Além de tudo, essa atividade é divertida, porque existem algumas canções que incluem letras com palavras que se iniciam com ela, por exemplo, “A de amor”. Isso ajuda também na leitura, pois ela verá a letra, e em seguida a palavra que se inicia com ela.

criança vendo alfabeto em papel de parede lúdico

3- Ensine as vogais e consoantes

Depois de apresentar o alfabeto, você poderá direcionar o aprendizado nas vogais e consoantes, as quais darão forma às palavras. As vogais, A, E, I, O e U, são fáceis de pronunciar e também de aprender, o que nos leva a outra dica. Por conter poucas vogais, é possível fazer um mural na parede com o alfabeto e pintar as vogais de alguma cor diferente das consoantes, assim fica mais fácil de identificá-las.

As consoantes não conseguem formar sílabas sozinhas, por isso se diferenciam das vogais, as quais deixam a passagem de ar livre ao pronunciar. Mas no caso das consoantes, há uma barreira que impede a passagem de ar com os dentes, língua ou até pelo lábio – isso tudo a criança vai aprender de forma inconsciente conforme relaciona os fonemas às letras.

Uma atividade para treinar as vogais e consoantes é manter o mural com o alfabeto em um local visível e, depois de um tempo, cubri-lo e pedir para a criança dizer as letras, sem ver, assim ela pratica a memória – a ideia não é que ela acerte todas, mas que vá melhorando com os dias.

crianças aprendendo sílabas com letras em palitos

4- Sílabas

As sílabas são partes das palavras e, para explicá-las às crianças, você pode usar as vogais e consoantes que ele aprendeu anteriormente. Como só acontece uma sílaba com uma vogal, ela pode estar composta por somente essa vogal, unir uma consoante com uma vogal, vogal e consoante, 2 consoantes e uma vogal, e várias outras formas.

Bata palma a cada separação de sílabas, como “pa-to” – nesse caso seriam duas palmas, e cada uma significaria a quantidade de sílabas. Depois disso, apresente um livro com uma leitura mais básica e peça para a criança identificar quantas vogais, consoantes e sílabas contém uma das palavras que ela mesma escolheu ou você.

criança aprendendo as letras com imagens de animais

5- Figuras e desenhos

Use figuras e desenhos que estimulam a criatividade, pois é possível pedir para a criança repetir qual o objeto, animal ou elemento está no desenho. Ao identificar, peça para que ela também diga a letra que dá inicio à palavra, depois instigue-a a arriscar as sílabas. Praticando esse exercício, aos poucos, a criança começa a ler outras palavras e unir informações, definindo uma leitura mais clara em cada prática.

Agora que você conheceu descobriu alguns exercícios para estimular a leitura infantil e como isso é importante para o desenvolvimento das crianças, não deixe de conferir nossos outros conteúdos para ter ainda mais ideias, aproveitar com os pequenos e auxiliar na educação. Até a próxima!

Deixe um comentário