A educação infantil é essencial em muitos aspectos. É o ensino básico de crianças com 0 a 5 anos que as estimula a exercitar suas diferentes habilidades cognitivas e motoras e adquirir outras novas. Através de brincadeiras e atividades lúdicas, elas começam a ser preparadas para a alfabetização completa, seguida do letramento.

E existem muitas atividades de alfabetização, sabia? Cada uma tem por objetivo ensinar algo novo ou trabalhar os conhecimentos já adquiridos, direcionando o entendimento das letras, conexão de sílabas para formarem palavras e outros códigos utilizados na língua materna.

E a Brincando com Papelão, sempre preocupada que a criança passe por todas as fases do desenvolvimento infantil com qualidade, selecionou alguns exemplos de exercícios que podem ser usados nessa etapa de desenvolvimento. Continue acompanhando a leitura para saber mais!

Dicas de atividades de alfabetização infantil

As dicas a seguir se baseiam em técnicas e conceitos com comprovação pedagógica e constantes aprimoramentos, você pode personalizá-los de acordo com o ambiente e o próprio ritmo da criança:

1. Atividades com alfabeto

As letras são os principais objetos da leitura é pontapé inicial para esse tipo de aprendizagem tão importante. Sendo assim, o alfabeto deve ser incluso pouco a pouco, em diversos exercícios. Há muitas possibilidades, deixe sua criatividade fluir para ir introduzindo cada vez mais elas na rotina da criança.

Um exemplo que inclui a coordenação motora fina é o pontilhado, assim os exercícios podem conter cada letra com bordas pontilhadas para que a criança passei o lápis por cima, aprendendo a forma delas. Depois que a criança tenha um pouco da noção sobre cada formato, atividades de caligrafia podem ser aplicadas, ou seja, deixar a letra em exposição e pedir para copiá-la.

Outros exemplos são conjuntos de exercícios que contenham figuras de animais, objetos e outros itens que tenham a inicial de cada palavra. Essa é uma excelente maneira de trabalhar a associação e a memória. E para oferecer um leque ainda maior de possibilidades, é possível aplicar um exercício de ordem alfabética de completar lacunas para que os pequenos assimilem a ordem das letras.

2. Atividades com vogais

Depois de conhecer cada letra separadamente, é hoje de aprender quais são as vogais. Esse novo conhecimento é essencial para que a criança comece a treinar a linguagem e aprenda mais sobre sonoridade, expandindo sua percepção da vocalização.

Quando falamos de atividades que incluem essa temática, temos a possibilidade de mostrar cada vogal separadamente e, assim que conhecidas, apresentar a fusão de vogais. A primeira possibilidade pode ser aplicada fazendo o mesmo trabalho de tracejar e palavras que tenham essa letra de inicial, ligar figuras com elas, entre outras coisas. Na segunda possibilidade, você mostrará para a criança que as vogais podem formar sons diferentes quando juntas.

3. Atividades com consoantes

Apesar de óbvio para os adultos, as diferenças entre vogais e consoantes precisam ser praticadas junto às crianças para que consigam assimilar o próprio conceito de categorização, que é importante para outras áreas da cognição, também.

Para trabalhar essa categoria do alfabeto, afirma-se a importância de deixar claro que existem, também, muitas palavras que começam com consoantes e que se formam pela junção com as vogais.

Essa clareza pode ser demonstrada e exercitada com atividades de alfabetização de tracejar o pontilhado, ligar figuras e letras, copiá-las para trabalhar a caligrafia, entre outras coisas. Na maioria das vezes, as atividades podem ser aplicadas para diferentes temáticas, o importante é que essas estejam de acordo com cada idade e habilidades correspondentes.

4. Atividades de alfabetização com sílabas

Quando os pequenos possuem um conhecimento mais avançado das letras, da ordem alfabética e de caligrafia, é hora de trabalhar, ainda mais, a sonoridade e a formação das palavras! Primeiro, deve-se comentar sobre o que são as sílabas e para que elas servem, afinal, as crianças precisam ter em mente o porquê de aprender aquilo, fazendo com que todo o processo seja mais fácil.

Depois de tudo isso, é hora de juntar consoantes e vogais e criar sons novos! Abuse das opções, começando com exemplos pequenos, geralmente, exercícios com duas sílabas, como: gato, pato, copo, rodo etc. Depois, aumente para três, para quatro e assim por diante. Compreendê-las fará com que seja mais fácil para a leitura, a pronúncia e a escrita.

5. Atividades de alfabetização com palavras completas

Aprender a escrever palavras inteiras é um dos últimos passos da alfabetização, ocorre quando os pequenos já têm em mente todas as letras do alfabeto, quais são vogais e quais são consoantes, o som que a junção delas faz, entre outros. A partir disso, a escola e os responsáveis podem começar a aplicar exercícios que exijam a escrita de palavras a partir de figuras como complete, cruzadinhas, caça-palavras, entre outros.

6. Atividades práticas de alfabetização

Em nosso blog falamos muito sobre a importância do brincar. As crianças amam e isso abre um mundo de possibilidades para novos aprendizados. Então, que maneira melhor de alfabetizar os pequenos do que usando brincadeiras?

Assim, organize gincanas e prepare brincadeiras fáceis. Um exemplo é montar dois grupos de crianças e estabelecer um objetivo: quem falar mais palavras que começam com tal letra, vence! Brincar de forca, o que é o que é – desde que usem exemplos com “começa com tal letra” – e muito mais! O importante é que elas se divirtam e, acima de tudo, aprendam.

Lembre-se que ao mesmo tempo em que a alfabetização com letras ocorre, a dos números também pode acontecer, desde que não sejam misturadas e fique muito bem claro que letra é letra e número é número. Aqui no blog, temos um conteúdo exclusivo sobre brincadeiras matemáticas para estimular o raciocínio lógico, não deixe de conferir!

Além desses, temos muitos outros textos para te ajudar a organizar brincadeiras, estimular o aperfeiçoamento de novas habilidades e muito mais, é só acompanhar nosso blog!

Deixe um comentário