Brinquedos com papelão: descubra 5 ideias divertidas e sustentáveis! 

A gente ama brincar, mas amamos ainda mais quando a brincadeira é segura para os nossos pequenos. Por isso, neste post, vamos te apresentar 5 brinquedos com papelão que garantem muita diversão, segurança e aprendizado à criançada.

A Brincando com Papelão acredita que a simplicidade das brincadeiras é fundamental para ensinar as crianças a reconhecerem os valores de cada momento da infância.

É por isso que defendemos a ideia de usar papelão para confecção de brinquedos resistentes, lúdicos e muito divertidos. Assim, eles acabam se tornando parte de uma das fases mais importantes da vida da criança.

E agora, vamos brincar? Veja as dicas de brinquedos com papelão super divertidos e sustentáveis que selecionamos com muito carinho para você.

Viajando no papelão: rumo às terras da imaginação!

Prepare a pista de decolagem, pois nós vamos voar alto, mas tão alto que conseguiremos alcançar as estrelas.

Com um avião de papelão, a criança se torna seu próprio piloto para viajar aos destinos mais interessantes do planeta, como o campo de Bagatelle, na França, onde o brasileiro Santos Dumont estabeleceu o primeiro recorde oficial da aviação com o 14-Bis.

Além disso, os pequenos também escolhem variados pontos do mundo para sobrevoar: de Nova Iorque à Madagascar, do Japão à Itália, as possibilidades são infinitas! Nesses momentos, você pode falar sobre a cultura e as curiosidades de cada país, o que agrega muito aos conhecimentos gerais da criança.

A ludicidade e a aprendizagem voam juntas com esses brinquedos e, de quebra, é possível criar momentos únicos e inesquecíveis entre os pais e os pequenos, além de poder descobrir um novo hobbie em comum.

Lar doce lar: uma casinha com toques especiais

Depois de uma super viagem de avião, precisamos voltar para casa, não é mesmo? Sendo um item muito resistente que permite a criança até a se apoiar no brinquedo, a casa de papelão também é leve e portátil. As de maior qualidade contam com sistema de encaixe perfeito e travas para que a criançada brinque à vontade.

A nossa dica para a brincadeira com a casinha de papelão é convidar a criança a decorá-la do jeito mais criativo possível! Vocês precisarão abusar da criatividade: usem lápis de cor, tintas, canetinhas, revistas, fotos e o que mais tiverem em mãos para decorar a casinha.

Assim, enquanto se divertem, vocês podem conversar sobre o visual que a criança deseja trazer para a casinha, como temáticas de circo, super-herói ou natureza. Dessa forma, você a estimula a desenvolver a imaginação e também a coordenação motora.

Foguete de papelão: para o espaço sideral!

Cinco, quatro, três, dois, um, zero, ignição… Lançar! O foguete de papelão é o meio de locomoção para a criança ir aos pontos jamais explorados no Universo – um dos brinquedos com papelão preferidos dos pequenos.

Uma ideia super interessante para brincar com o foguete de papelão é, enquanto a criança desbrava o espaço sideral, você apresenta curiosidades sobre o nosso Sistema Solar, a Via Láctea e outras galáxias. Para completar, você pode mostrar como é a visão do planeta vista pelo espaço. Divertido, não é?!

Dessa forma, os pequenos conhecem mais sobre astrologia e ainda têm sua curiosidade aguçada, podendo ser implementada em outros aspectos de aprendizagem, desenvolvendo a habilidade de encontrar soluções criativas nos trabalhos da escola e até mesmo nos momentos de lazer.

Navios de papelão: para cruzar os 7 mares

Terra à vista! Atenção, marujos, nós estamos prestes a chegar no país da imaginação.

A nossa ideia para a brincadeira divertida e sustentável com o navio de papelão é que o papai e a mamãe interajam com os filhos para ensinar sobre a história do Brasil.

Você pode começar contando a história de Pedro Álvares Cabral, navegador português que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. Depois dessa história, a aventura nunca será mais a mesma.

O brinquedo é muito fácil de montar e desmontar, dispensando o uso de ferramentas. Também é possível decorá-lo da forma que quiserem!

Para príncipes e princesas: castelos de papelão

Saindo da história de Pedro Álvares Cabral, vamos convidar a criançada a partir para o período da monarquia no Brasil? Aqui, os pequenos são reis e rainhas do seu próprio Reino.

Para a brincadeira ficar completa, que tal organizar bailes reais ou até mesmo batalhas entre os soldados mais valentes do reino? Utilize também materiais para customizar, colorir e decorar o castelo de papelão, fazendo uma verdadeira festa.

Hora da história: quando a brincadeira estiver chegando ao fim, prepare o lanche da realeza para ensinar a criançada sobre as histórias clássicas da literatura infantil e dos impérios mais famosos do mundo.

Gostou das ideias de brincadeiras divertidas e sustentáveis usando papelão e muita imaginação? Se você conhece outra brincadeira bacana, escreva aqui nos comentários, nós vamos adorar saber!

Além disso, compartilhe esse post nas suas redes sociais para ajudar outras mamães e papais a levarem muito mais diversão e conhecimento aos pequenos. Até o próximo post!

Deixe um comentário